Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2275
Título: A constituição do Colégio Americano Batista de Vitória : entre a modernização do ensino e a missão religiosa (1907-1935)
Autor(es): Faller, Sandra Loureiro
Orientador: Victor, Sonia Lopes
Data do documento: 25-Abr-2011
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: O estudo investiga a constituição do Colégio Americano Batista de Vitória, por meio de suas representações, buscando compreender de que forma essas representações auxiliaram a consolidação da Missão Batista no Estado do Espírito Santo. Parte das considerações de Bloch (2001) sobre o ofício do historiador, os testemunhos e a ideia de multiplicidade de fontes. Busca na História Cultural seu embasamento teórico-metodológico, especialmente nas proposições de Chartier (1990, 2009), que entende que a realidade é vista de maneiras diferenciadas pelos grupos sociais, que criam então representações acerca do mundo social, as quais geram práticas ou ações sobre o mundo. Entende que o Colégio Americano Batista de Vitória era instrumento auxiliar da Missão Batista e que buscou constituir-se por meio de representações que enfatizavam não apenas a afirmação da fé, segundo a denominação batista, mas também buscavam na modernização do ensino um forte argumento para atrair possíveis alunos e consolidar a Missão Batista no Espírito Santo. A pedagogia batista (ANJOS, 2006) objetiva mesclar ensino moderno, evangelização e formação de cidadãos comprometidos com a transformação da sociedade. Conclui que o trabalho educacional batista foi considerado relevante pelos governantes e pela sociedade capixaba e auxiliou o processo de consolidação da Missão Batista no Espírito Santo
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2275
Aparece nas coleções:PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_5017_Sandra loureiiro faller.pdf4.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.