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Título: Práticas de leitura nas séries iniciais do ensino fundamental em uma escola pública
Autor(es): Antunes, Janaína Silva Costa
Orientador: Gontijo, Cláudia Maria Mendes
Palavras-chave: Práticas de leitura
Leitor
Produção de sentidos
Data do documento: 22-Ago-2011
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Este trabalho integra os estudos do grupo de pesquisa Alfabetização, leitura e escrita da Universidade Federal do Espírito Santo, na linha de pesquisa Educação e Linguagens. Teve por objetivo analisar as práticas de leitura nas séries iniciais do ensino fundamental em uma escola do Sistema Público Municipal de Ensino de Vitória, ES. A escolha do tema teve relação estreita com questionamentos profissionais e pessoais, além de promover reflexões sobre a baixa proficiência em leitura, um tema que tem interessado a pesquisadores de diferentes áreas de conhecimento. Para isso, adotou a metodologia de estudo de caso e utilizou o recurso da observação participante em sala de aula como principal estratégia de produção de dados. Ainda fez uso de entrevistas com os sujeitos envolvidos na investigação, além de fotografias, filmagens e registros de áudio para constituir o corpus da pesquisa. Os dados foram organizados a partir das finalidades com que a leitura era trabalhada em sala de aula. O percurso de análise buscou compreender o modo como os sujeitos interagiam com a leitura, os objetivos que orientavam as atividades e como os procedimentos de ensino aprendizagem influenciavam no processo de constituição do leitor nas séries iniciais do ensino fundamental da escola pesquisada. Os resultados do estudo indicam que as práticas de leitura nas turmas envolvidas visavam à realização de tarefas na grande maioria dos eventos que aconteceram na sala de aula. As discussões desenvolvidas contribuíram com as reflexões sobre o ensino aprendizagem da leitura, ressaltando a necessidade de constituição de práticas de ensino que tratem a leitura como uma atividade dialógica.
This work is part of the research group studies about literacy, reading and writing of the Federal University of Espirito Santo, in the line of research Education and Languages. It aimed to analyze the reading practices in early grades of Elementary School, in a City Public School System Teaching in Vitoria, ES. The choice of this topic had close relationship with professional and personal questions and promoted reflection about the low proficiency in reading, a subject that has interested researchers in different fields of knowledge. For that, it adopted the methodological option characterized as qualitative study of case and it used the resource of the participant observation in classroom as main strategy of data’s production. It made use of interviews with the subjects involved in the investigation, pictures, film version and audio registrations to constitute the corpus of research. Data were organized out of purposes when reading was used in classrooms. The analysis course sought to understand how the subjects interacted with reading, the objectives that guided the activities and the way procedures for teaching and learning influenced the process of setting up the reader in the early grades of elementary school searched. The study results indicate that the practices of reading in the classes involved were intended to accomplish tasks proposed in most of the events that happened in the classrooms. The discussions developed contributed to the reflections on the teaching and learning of reading, highlighting the importance of relationship between subjects and the need to establish teaching practices that treat reading as a dialogic activity.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2279
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