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Título: Professores do campo e no campo : um estudo sobre formação continuada e em serviço na Escola Distrital "Padre Fulgêncio do Menino Jesus", no município de Colatina/ES
Autor(es): Gava, Marleide Pimentel Miranda
Orientador: Foerste, Erineu
Data do documento: 30-Set-2011
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Como acontece a formação continuada nos estabelecimentos escolares? Instituído legalmente e instituinte por excelência nas práticas pedagógicas escolares, este objeto inquieta e constitui elemento primordial para a problematização da pesquisa. Quem são os sujeitos do processo de formação? Quem de fato educa quem? Apoiada em concepções freireanas e em diálogos tecidos com Carvalho, Nóvoa e Brandão, a busca por analisar e compreender os processos de formação dos profissionais que atuam em uma Escola Distrital, no município de Colatina, é consolidada por meio da pesquisa engendrada em um universo educativo e camponês. A opção por um estudo qualitativo com base na observação participante prevê construtos e reconstrutos permanentes, ampliando o olhar para além do que é visível ou “visibilizado” no cotidiano escolar - locus da pesquisa. O urbano e o rural são elementos-ponte na construção do espaço formativo escolar e na constituição dos demais espaços formativos que extrapolam o ambiente escolar. Famílias e comunidades são elementos fundamentais para a formação das/os estudantes e das/os educadoras/es. A profissionalização docente e a padronização histórica e social que a configuram conceitualmente são evidenciadas. Diálogos, tensões e expectativas se apresentam em situações experienciadas pela coletividade e nos momentos em que a busca por transformar a Escola Distrital em uma escola identificada e apropriada para com a realidade camponesa mobilizou sujeitos que passaram a participar ativamente de seus percursos formativos
How does the continuing education in schools happen? Legally instituted and instituting par excellence, this object highlights and it is a primordial element in the problematization of the research. Who are the subjects of the formation process? Who actually educates whom? Supported on Paulo Freire's conceptions and in dialogues made with Carvalho, Novoa and Brandão, the search for analyzing and understanding the processes of training of professionals from a District school in the city of Colatina, it is consolidated through research engendered in an educational and peasant universe. The choice for a qualitative study based on participant observation provides permanent constructs and reconstructive, extending the look beyond what is visible or "visualized" in the daily school - locus of this research. The urban and the rural are bridge elements in the construction of the training space and in the constitution of the other formative spaces that extrapolate the school environment. Families and communities are fundamental elements to the formation of the students and educators. The professionalization of teachers and the historical and social standardization that configure it conceptually are evidenced. Dialogues, tensions and expectations present themselves in situations experienced by the collectivity and in the moments that search for transforming the District school in an identified school and according to the peasant reality mobilized subjects that began to participate actively in their training pathways
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2283
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