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Título: O curso de pedagogia da UFES : um olhar de egressos sobre a perspectiva da educação inclusiva
Autor(es): Rocha, Vanessa Oliveira de Azevedo
Orientador: Barreto, Maria Aparecida Santos Corrêa
Palavras-chave: Formação Inicial
Egresso
Pedagogia
Formation initiale
Data do documento: 24-Out-2011
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: O trabalho investiga a prática formativa de egressos do Curso de Pedagogia, em especial, as demandas de uma prática pedagógica inclusiva, e como as demandas dessas práticas se evidenciam em seu percurso profissional. O objetivo é analisar a percepção de egressos do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) matriz curricular 2006, sobre as contribuições que a formação inicial trouxe para atuar na perspectiva da educação inclusiva. O trabalho elege analisar a primeira turma egressa da matriz curricular 2006, como ferramenta de recorte para análise. Toma como referencial teórico as contribuições do paradigma indiciário de Ginzburg (1989), principalmente os conceitos de saber conjectural, pois esse saber também se utiliza do rigor, de métodos e de informações precisas para o pesquisador. A inferência, pois se constitui em um campo de saber único e de grande riqueza para possíveis e futuras reformulações curriculares. E, o conceito de não-imediatismo como possibilidade de apreciação dos pormenores do conhecimento adquirido pelos egressos. A metodologia utilizada é o estudo de caso do tipo etnográfico, entendendo ser uma metodologia que melhor contribuísse para a coleta e análise dos dados. Considera que os egressos podem e devem contribuir para a formação inicial do professor/pedagogo; que o currículo expresse com mais clareza conceitos como educação especial e educação inclusiva. Também, a necessidade de compreender a especificidade da pessoa com deficiência sem cair no especialismo médico ou psicológico deve ser uma premissa do curso. Aponta ainda que a formação continuada desses profissionais da educação deve ser considerada como uma formação constitutiva de sua prática educativa faz parte de sua gênese, enquanto professor. Nesse sentido, pondera que a formação continuada não deve ser levada como reconsideração de um vazio da formação inicial.
Le document examine la formation pratique des diplômés de l'École d'éducation, en particulier, les exigences d'une classe inclusive, et comment les exigences de ces pratiques sont évidentes dans sa carrière. L'objectif est d'analyser les perceptions des diplômés de l'École d'éducation de l'Université fédérale de Espirito Santo (UFES) - programme 2006 sur les contributions que la formation amené à agir en vue de l'éducation inclusive. Le papier choisi pour analyser la première classe est diplômé du programme d'études de 2006, telles que le recadrage outil d'analyse. Prenez-le comme apports théoriques du paradigme de la preuve de Ginzburg (1989), en particulier les concepts de connaissance conjecturale, car cette connaissance est également utilisé la rigueur, des méthodes et des informations précises pour le chercheur ; L'inférence, constitue donc un seul champ de connaissances et de richesses et d'éventuels retraitements curriculum avenir. Et le concept de la nonimmédiateté comme une possibilité d'examiner les détails de la connaissance acquise par les diplômés. La méthodologie est l'étude de cas ethnographique, la compréhension est une méthode qui convient le mieux contribuer à la collecte et l'analyse. Considère que les diplômés peuvent et doivent contribuer à la formation initiale des enseignant / éducateur, le curriculum plus clairement exprimer des concepts tels que l'éducation spéciale et l'éducation inclusive. En outre, la nécessité de comprendre la spécificité de la personne handicapée sans tomber dans l'expertise psychologique ou médical doit être une prémisse de la formation. Il indique que la formation continue de l'enseignement professionnel doit être considéré comme une formation constitutive de sa pratique pédagogique fait partie de sa genèse en tant que professeur. En ce sens, suggère que la formation continue ne doit pas être pris comme une reconsidération de l'écart initial.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2287
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