Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2292
Título: Infância, experiência e racionalidade : um estudo no ambiente escolar
Autor(es): Rosa, José Ailto Vargas da
Orientador: Araújo, Vânia Carvalho de
Palavras-chave: Infância
Experiência
Racionalidade
Filosofia
Data do documento: 7-Out-2011
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Este estudo teve como objetivo uma investigação sobre as experiências geradas na relação criança-adulto em um ambiente escolar buscando compreender se nessa relação a infância pode ser geradora de novos sentidos para os diferentes sujeitos. Dedicamo-nos nesta investigação a estudar a infância em sua relação com a experiência e as racionalidades que permeiam essa relação. Essa opção decorre, em parte, de constatarmos que no mundo contemporâneo é comum nos depararmos diante de existências vazias de sentido, diante de saberes e práticas que pouco contribuem para dar algum sentido ético e estético à vida A metodologia desta investigação foi de natureza qualitativa. A abordagem do tema teve caráter transdisciplinar, privilegiando, no entanto, a esfera da Filosofia e da Sociologia da Infância. Nos referenciais teóricos buscamos estudiosos que nos permitiram compreender a invenção da infância na modernidade pelo viés da filosofia, os que fazem a crítica da modernidade, e aqueles que compreendem a infância como uma categoria filosófica ou sociológica. Walter Benjamin, Giorgio Agamben, Walter Kohan, Jorge Larrosa, Sarmento, entre outros, foram nossos principais interlocutores. Dentre os resultados deste estudo, encontramos indícios de que é possível criar circunstâncias favoráveis à prática do saber da experiência, que, a nosso ver, pode restaurar algum sentido à existência do homem contemporâneo. Estes indícios os encontramos em certas relações criança-adulto, mesmo raras, que acontecem no ambiente da escola e que se tornam experiências. Não se trata de uma visão ingênua que pensa ser possível restaurar a experiência como a tínhamos no passado, nem tampouco substituir o saber científico e a razão instrumental pelo saber da experiência. Trata-se de criar condições favoráveis à coexistência desses saberes e à coexistência de diferentes racionalidades
This study had as objective an investigation about the experiences generated in the child-adult relation in a school environment searching to understand if in this relation the childhood can be the generator of new meanings for the different subjects. We dedicated ourselves in this investigation to study childhood in its relation with the experience and the rationalities that permeate this relation. This option derives, in part, from verifying that in the contemporary world it is common that we fall across before meaningless existences, before knowledge and practices that contribute so little to give ethic and aesthetic sense to life. The methodology of this investigation had a qualitative nature. The approach of the theme had transdisciplinary character, privileging, and yet, the sphere of Philosophy and of Childhood Sociology. In the theoretical references we searched researchers who enabled us to understand the invention of childhood in the modernity through philosophy, the ones who produce the criticism of the modernity, and those ones who understand childhood as a philosophic or sociologic category. Walter Benjamin, Giorgio Agamben, Walter Kohan, Jorge Larrosa, Sarmento, among others, were our main interlocutors. Among the results of this study, we found evidences that it is possible to create favorable circumstances to the practice of the knowledge of experience. We found these evidences in certain child-adult relations, even rare, that take place in the school environment and that become experiences. It is neither a matter of an ingenuous view that thinks that it is possible to restore the experience like we had it in the past, nor to replace the scientific knowledge and the instrumental reason with the knowledge of experience. It is a matter of creating favorable conditions to the coexistence of this knowledge and to the coexistence of different rationalities.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2292
Aparece nas coleções:PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_5620_JOSÉ AILTO VARGAS DA ROSA.pdf1.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.