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Título: Professores(as) Pomeranos(as): um estudo de caso sobre o Programa de Educação Escolar Pomerana PROEPO desenvolvido em Santa Maria de Jetibá/ES
Autor(es): HARTUWIG, A. V. G.
Orientador: FOERSTE, E.
Palavras-chave: Formação continuada
Trabalho colaborativo
Data do documento: 11-Nov-2011
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: HARTUWIG, A. V. G., Professores(as) Pomeranos(as): um estudo de caso sobre o Programa de Educação Escolar Pomerana PROEPO desenvolvido em Santa Maria de Jetibá/ES
Resumo: A pesquisa identifica e analisa o significados das ações políticas e pedagógicas desenvolvidas pelos(as) professores(as) pomeranos(as) do Programa de Educação Escolar Pomerana/Proepo em Santa Maria de Jetibá/ES. Este trabalho foi desenvolvido na linha de pesquisa Cultura Currículo e Formação de Educadores do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Investiga os conceitos de cultura, identidade, parceria, biliguismo, multiculturalismo e interculturalidade à luz de Bauman (2005), Canclini (2007, 2008), Candau (2002, 2005, 2009), Foerste (2005), Fornet-Betancourt (2001), Hall (2006, 2007), McLaren (2000), entre outros. O desenvolvimento do processo investigativo beneficiou-se do estudo de caso. A coleta de dados se deu por meio de gravação em áudio, fotografias, levantamento de atas, projetos e relatórios. A pesquisa permite afirmar que o Proepo é uma iniciativa política e pedagógica de formação continuada de professores(as) pomeranos(as) bilíngües, justamente por se tratar de concretizar o bilinguismo nas escolas. Ao longo do desenvolvimento do Proepo, obtiveram-se conquistas importantes: criação da Comissão Municipal de Políticas Lingüísticas; aprovação da lei municipal de cooficialização da língua pomerana; realização do censo lingüístico. O Proepo é uma experiência de parceria que contribui para questionar a base dos processos formativos atuais, em especial da formação de professores fundamentadas em processos investigativos sobre a cultura pomerana, localizadas em contextos campesinos. O fortalecimento da língua e a valorização da cultura é compreendida pelos(as) professores(as) do Proepo, no município de Santa Maria de Jetibá/ES, como uma necessidade educativa que resgata aspectos históricos e culturais das comunidades pomeranas de municípios no Estado do Espírito Santo, como Domingos Martins, Laranja da Terra, Pancas, Santa Maria de Jetibá e Vila Pavão, com importantes impactos na implementação de políticas culturais públicas locais.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2294
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