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Título: Professores(as) pomeranos(as) : um estudo de caso sobre o Programa de Educação Escolar Pomerana-PROEPO desenvolvido em Santa Maria de Jetibá-ES
Autor(es): Hartuwig, Adriana Vieira Guedes
Orientador: Foerste, Erineu
Data do documento: 11-Nov-2011
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Esta investigação analisa o significado das ações políticas e pedagógicas desenvolvidas pelos(as) professores(as) pomeranos(as) do Programa de Educação Escolar Pomerana – Proepo, em Santa Maria de Jetibá - ES. Relaciona e problematiza a criação do Proepo à questão multicultural que nos últimos anos adquire cada vez mais abrangência e conflitividade, em âmbito local e global. O desenvolvimento do processo investigativo beneficiou-se do estudo de caso. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semi-estruturadas com professores(as) pomeranos(as) gravadas em áudio, observações participativas em encontros de formação e análise de documentos. A pesquisa permite afirmar que o Proepo é um programa de formação bilíngue implementado, em 2005, por meio de parceria entre cinco prefeituras capixabas: Santa Maria de Jetibá, Domingos Martins, Laranja da terra, Vila Pavão e Pancas. Tem como objetivo principal desenvolver nas escolas públicas um projeto pedagógico que valorize e fortaleça a cultura e a língua pomerana, representadas por meio da língua oral e escrita, danças, religião, arquitetura e outras tradições. Ao longo do desenvolvimento do Proepo, obtiveramse conquistas importantes: criação da Comissão Municipal de Políticas Linguísticas; aprovação da Lei Municipal de Cooficialização da Língua Pomerana e realização do Censo Linguístico, ainda em andamento. O Proepo é uma experiência de parceria que contribui para questionar a base de processos formativos que negligenciam as diferenças, tentando agregar todos a uma cultura e a uma língua geral ou nacional. O fortalecimento da língua e a valorização da cultura é compreendida pelos(as) professores(as) do Proepo como uma necessidade educativa que melhora a autoestima dos(as) alunos(as) e resgata aspectos históricos e culturais das comunidades pomeranas, com importantes impactos na implementação de políticas culturais públicas locais
This investigation analysis the meaning of the political and pedagogical actions developed by the Pomeranian teachers from the (Programa de Educação Escolar Pomerana - Proepo), in Santa Maria de Jetiba in the state of Espirito Santo. Relate the creation of Proepo, to the multiculturalism debate that in the last few years has acquired visibility, in local and global settings. The development of the process of investigation has benefitted from case studies. The collection of data was done through a series of interviews semi-structured by Pomeranian teachers recorded in audio format, participatory observations in encounters of formation and analysis of documents. Research allows us to state that Proepo is a bilingual formation implemented, in 2005 through a partnership between five local governments from the state of Espírito Santo: Santa Maria de Jetibá, Domingos Martins, Laranja da Terra, Vila Pavão and Pancas. Its main objective is to develop in public school a pedagogical project that values and strengths the Pomeranian culture and language, represented by the oral and written language, dances, religion, architecture and other traditions. Throughout the development of Proepo were obtained important conquests: creation of the Municipal Commission for Linguistic Policy; approval of Municipal Law de Cooficializacão of the Pomeranian language and realization of the language census, still in progress. The Proepo is a partnership experience that contributes in the questioning of the formative process of the bases that neglect the differences, trying to assemble all to one culture and one general language. The strengthening and appreciation of the culture is comprehended by the Proepo teachers as an educative necessity that improves the self-esteem of the students and rescues the historical and cultural aspects of the Pomeranian community, with important impacts on the implementation of local, cultural and public policies
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2294
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