Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2303
Título: Simuladores ComputacionaisXOficina de Modelos. Um Estudo entre a Alternância destes Métodos na Aprendizagem de um mesmo Fenômeno Físico
Autor(es): SILVA, J. D.
Orientador: ALBERNAZ, J. M.
Palavras-chave: simulador computacional
oficina pedagógica
Data do documento: 28-Mar-2012
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: SILVA, J. D., Simuladores ComputacionaisXOficina de Modelos. Um Estudo entre a Alternância destes Métodos na Aprendizagem de um mesmo Fenômeno Físico
Resumo: Nos tempos atuais a cada dia criam-se novos desafios gerados pelo avanço tecnológico. A educação precisa habilitar o cidadão a dominar as novas tecnologias. O presente trabalho analisa o impacto pedagógico do uso de um modelo virtual (simulador computacional) alternado com um modelo físico (experimento) criado por alunos em uma oficina pedagógica. O uso alternado dos dois tipos de recursos permite que o aluno não só observe o uso de diferentes modelos, mas participe da sua construção. Isto diminui consideravelmente sua dificuldade em perceber que o modelo é apenas análogo ao fenômeno físico estudado, apresentando, portanto, limitações se comparado ao real. As teorias de Vigotsky, Piaget, Papert, e as reflexões filosóficas de Bachelard ajudaram na formulação de algumas hipóteses de trabalho, no planejamento das ações e na análise dos dados coletados. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que recorre em alguns momentos à intervenção do pesquisador. Os resultados indicaram que as ferramentas se mostraram interessantes para iniciar alunos e professores em uma nova modalidade de ensino-aprendizado, permitindo ao aluno uma apropriação criativa do conhecimento formal. Novas perspectivas de pesquisa foram, assim, criadas.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2303
Aparece nas coleções:PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_5908_JUARES DUTRA DA SILVA.pdf7.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.