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Título: A educação em tempo integral no município de Vitória: a experiência do Brincarte.
Autor(es): Santos, Maria Aparecida Rodrigues da Costa
Orientador: Araújo, Vânia Carvalho de
Palavras-chave: Educação em tempo integral
Brincarte
Educação infantil
Data do documento: 5-Abr-2012
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar as implicações da gestão do Programa da Educação em Tempo Integral na educação infantil do município de Vitória, tendo como foco a relação estabelecida entre a esfera pública e o Terceiro setor, com destaque para a análise das práticas instituídas na gestão do Núcleo Brincarte, no bairro Resistência. A investigação baseia-se principalmente nas reflexões de Cavaliere (2010, 2009, 2002); Coelho (2002, 2008, 2009); Maurício (2009, 2006, 2002) e Montaño (1999, 2005). Para alcançar tal objetivo, buscamos compreender os dilemas e desafios que se apresentaram na efetivação dessa política, sobretudo na relação de parceria com as ONGs. A descentralização administrativa e a transferência de responsabilidades comprometem a oferta desse atendimento não condizente com a realidade da educação infantil no município de Vitória, tornando os serviços precários e evidenciando suas fragilidades. O caminho metodológico percorrido é um estudo de caso a partir de uma pesquisa qualitativa, sendo utilizados a observação participante, o diário de campo, a análise de documentos e a entrevista semiestruturada. As contradições e ambivalências em torno da implementação desse Programa evidenciam, em um mesmo governo, os diferentes significados que a Educação em Tempo Integral vai incorporando no conjunto das ações e consolidação dessa política. A pesquisa nos possibilita verificar que, quando a esfera pública assume a gestão desse espaço público, instaura-se um movimento caracterizado com o propósito de ressignificar a ação, tendo como desafio a reconfiguração do Programa, sobretudo na sua articulação com a educação infantil, não sendo desatrelada desse contexto. Portanto, essa experiência tem se constituído nas suas dificuldades e limitações, provocando novas possibilidades para a efetivação de uma política pública articulada na lógica da garantia e fortalecimento do direito para a Educação em Tempo Integral na educação infantil.
This research has the objective of investigating the implications of the Full-Time Education Program for children in the city of Vitoria, focusing the relationship between the public sphere and the Third sector, and giving especial attention to the analysis of the established administration practices at Nucleo Brincarte, in Resistência, a neighborhood in the city. The investigation is based on the reflections of Cavaliere (2010, 2009, 2002); Coelho (2002; 2008; 2009); and Montano (1999, 2005). To reach the objective, we tried to understand the dilemma and challenges that were present at the execution of the policies, especially when related to NGOs. The administrative decentralization and the transference of responsibilities jeopardize the offering of services, which do not fit the reality of children education in the city of Vitoria; make the services ineffective; and evidence their frailty. The methodological path followed a case study using a qualitative survey that included observation, a field diary, analysis of documents and a semi-structured interview. The contradictions and ambivalences around the implementation of such Program show, in a same government, the different meanings that Full-Time Education embodies within the set of actions that aim the consolidation of their policies. The research allows us to see that, when the public sector takes over the administration of such public space, there occurs the instauration of a movement which has the purpose of re-signifying the action with the objectiveof re-configuring the Program, especially in its articulation with children education, to which it is attached. So, the experience has had difficulties and limitations, which opens new possibilities for the establishment of a new public policy articulated with the logic of guaranty, and which can strengthen the children’s right to a Full-Time Education.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2308
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