Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2314
Título: A importância da arte na inclusão escolar e no desenvolvimento de pessoas com necessidades educativas especiais: deficiência intelectual
Autor(es): Oliveira, Uillian Trindade
Orientador: Cola, César Pereira
Data do documento: 27-Abr-2012
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo conhecer e analisar a importância da Arte no desenvolvimento de pessoas com deficiência intelectual (DI) no que tange também os aspectos inclusivos dentro de uma escola regular. Para dar suporte aos nossos estudos e entendermos melhor o contexto pesquisado, buscamos subsídios nas teorias de Vygotsky sobre a abordagem histórico-social. Trata-se de um estudo de caso etnográfico que tem como objetivo investigar como a arte pode potencializar o desenvolvimento das pessoas com necessidades especiais, especificamente com deficiência intelectual. Procedeu-se a análise do cotidiano de dois alunos com DI em uma Escola Municipal de Educação Fundamental do Município de Cariacica, ES. Foram observadas as relações dos alunos pesquisados com a disciplina de Arte, também a sua produção em sala de aula, a relação com os colegas e com a professora de arte. Considerando que as relações sociais contribuem para o desenvolvimento de pessoas com DI e que a arte pode contribuir para seu desenvolvimento pessoal, buscamos diálogos em ATACK (1995), LOWENFELD (1977), REILY (2004), READ (1986), VYGOTSKY (2001) entre outros. A partir dos dados coletados por meio da observação participante em sala de aula, entrevistas, registros de campo, gravações em áudio, registros em fotografia, como também da transcrição por escrito da fala dos alunos e da professora durante as atividades em sala de aula, esses elementos foram de grande relevância para as análises, fazendo diálogo com os autores mencionados. Ainda fazemos considerações sobre inclusão social, a escola inclusiva, deficiência intelectual e a relação das pessoas com necessidades especiais com a Arte.
This research aims to understand and analyze what is the importance of art in the development of people with Intellectual Disabilities regarding aspects within an inclusive school. To support our studies and understand better the context of research, seek grants in the theories of Vygotsky on the social-historical approach. This is an ethnographic case study of two students with ID, Anita (pseudonym) 12 years old and Candido (pseudonym) 14 years old. This dissertation aims to investigate how art can help people with special needs, specifically with Intellectual Disabilities. We will do the daily analysis of two students with ID at a Municipal School of Basic Education in Cariacica, ES. We observed the relationships of students surveyed with the discipline of art, also their production in the classroom, relationships with colleagues and with the art teacher. Considering that social relationships contribute to the development of people with ID and that art can contribute to their personal development dialogues seek Atack (1995), Lowenfeld (1977), Reily (2004), Read (1986), Vygotsky (2001) among others. From the data collected through participant observation in the classroom, interviews, field recordings, audio recordings, photographic records, as well as the written transcript of the speech of students and teacher during activities in the classroom, these elements will be of great relevance to the analysis, which will dialogue with the authors mentioned. Although we makes considerations about social inclusion, inclusive schooling, intellectual disability and the relationship of people with special needs with Art.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2314
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