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Título: Cerâmica : interação e produção de sentido na educação a distância
Autor(es): Hamasaki, Soraya Mitsy Pereira
Orientador: Rebouças, Moema Lúcia Martins
Data do documento: 30-Jul-2012
Citação: HAMASAKI, Soraya Mitsy Pereira. Cerâmica: interação e produção de sentido na educação a distância. 2012. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação, Vitória, 2012.
Resumo: Esta pesquisa objetiva observar as interações entre os alunos, professores e tutores presentes no Ambiente Virtual de Aprendizagem, objetivando uma compreensão do contexto analisado e das atitudes e interações no processo de ensino e aprendizagem que ocorre nesse ambiente virtual. Para a análise, foram selecionados os fóruns (Fórum Construir Saberes, Fórum Tira Dúvidas e Fórum de Tutores) da disciplina Cerâmica, do Curso de Artes Visuais Licenciatura, modalidade semipresencial, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Como o curso foi ofertado para 22 polos de formação, elegeram-se para análise as postagens dos alunos de Aracruz e Santa Teresa. A metodologia utilizada foi a etnografia virtual, por abranger estudos no/do ciberespaço e no/do ambiente virtual. Como referencial analítico, foram utilizados os pressupostos da sociossemiótica, especialmente com base no pesquisador Eric Landowski (1992, 2001, 2002, 2005) por possibilitar a apreensão dos sentidos presentes nos discursos e nas práticas educativas do/no ambiente virtual. No ambiente virtual, a construção do conhecimento ocorre, num primeiro momento, sem a necessidade da relação presencial entre o professor e o aluno, e as narrativas tornam-se instrumentos de mediação na construção desse conhecimento. Nesse ambiente, as relações são estabelecidas a partir da constituição de diferentes tipos de papéis e identidades. É por meio dessa interação, mediada pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que os sujeitos envolvidos constroem suas ações e seus atos a partir de cada deslocamento e participação nesse ambiente virtual, remodelando e redefinindo suas práticas. Landowski (2009) afirma que nossas relações são carregadas de sentido, de emoções que brotam da nossa experiência cotidiana, invalidando qualquer forma de objetividade e regularidade previsível, pois se trata do sentido. É esse sentido que esta pesquisa pretende revelar, por meio dos regimes da semiótica discursiva
This research aims to observe the interactions between students, teachers and tutors present in the Virtual Learning Environment, aiming at an understanding of the context studied and the attitudes and interactions in the process of teaching and learning that occurs in this virtual environment. For the analysis, were selected the forums (Forum Building Knowledges, Forum Knowledgebases and Forum of Tutors) of discipline of Course Ceramics, Course of Visual Arts degree, modality open education, of the Federal University of Espirito Santo (UFES). As the course was offered to 22 training poles, were elected to analyze the posts of the students of Aracruz and Santa Teresa. The methodology used was the virtual ethnography, by including studies in/and in the cyberspace/virtual environment. As an theoretical background, were used the assumptions of sociossemiotics, especially based on the researcher Eric Landowski (1992, 2001, 2002, 2005) by enable the apprehension of the meanings of the discourse and practices of the educational/virtual environment. In the virtual environment, the construction of knowledge occurs in the first instance, without the need of the relationship between the classroom teacher and student, and the narratives become instruments of mediation in the construction of this knowledge. In this environment, the relationships are established from the formation of different types of roles and identities. It is through this interaction, mediated by the Virtual Learning Environment (VLE), which involved subjects construct their actions and their acts from each dislocation and participation in this virtual environment, reshaping and redefining their practices. Landowski (2009) states that our relationships are fraught with meaning, emotions that spring from our everyday experience, invalidating any form of objectivity and predictable regularity, as it is the sense. It is this sense that this research aims to reveal, through the regimes of discursive semiotics
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2315
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