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Título: Curriculos como redes de saberes fazeres e as invenções cotidianas que potencializam a vida
Autor(es): VARGAS, C. L. B.
Orientador: FERRACO, C. E.
Palavras-chave: currículo
cotidiano
escolas
Data do documento: 28-Set-2012
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: VARGAS, C. L. B., Curriculos como redes de saberes fazeres e as invenções cotidianas que potencializam a vida
Resumo: O trabalho apresenta a intenção de problematizar as redes de saberesfazeres tecidas pelos alunos no cotidiano de uma escola pública do município de Cachoeiro de Itapemirim, buscando, nesse cotidiano, reflexões sobre os fios das complexas redes tecidas no interior da escola, ao visitar seus espaçostempos; ao ouvir as pessoas e conversar com elas, buscando perceber as relação tecidas aos currículos tecidos em redes nos cotidianos dessa escola. O que importa neste estudo, é nos deixar sensibilizar pelos encontros existentes nos espaços da escola, voltando a atenção às práticas comuns, buscando o que quase sempre não é visível. Pensar o novo, não no sentido de escola novidadeira, mas no sentido de ver o currículo com outros sentidos, de pensá-lo de outros modos. É sob essa perspectiva que serão problematizados os acontecimentos e os fios das complexas redes tecidas no interior da escola , tentando perceber o que acontece, quando a escola toma os referenciais curriculares nacionais e municipais na tentativa de usá-los à prática escolar. Ao vivenciar esses ambientes percebe-se que é comum a existência de documentos normativos oficiais nas escolas, não se pode isentar deles, mas pode-se pensar a partir de possibilidades e experiências que permeiam esse universo. Entende-se que, nas redes, não há um ponto de partida. A intenção é a de provocar um olhar a partir dos estudos sobre currículo em redes, percebendo a multiplicidade de variedades com que o currículo está imbricado. Desse modo, este trabalho pretende investigar como ocorrem os processos curriculares dessa escola, a fim de evidenciar, em suas redes de saberesfazeres, possibilidades criativas que valorizam a escola e as experiências dos/as professores/as e dos/as alunos/as, tecidas no cotidiano, visitando seus espaçostempos, ouvindo as pessoas, conversando com elas na tentativa de perceber a potencia de vida existente neste cotidiano.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2331
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