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Título: A percepção da criança com transtornos globais de desnvolvimento (autismo) sobre seu processo de inclusão em uma esola de Educação Infantil
Autor(es): CORREIA, H. C.
Orientador: VICTOR, S. L.
Palavras-chave: Infância
Criança
Inclusão
Escuta da criança
Data do documento: 28-Set-2012
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: CORREIA, H. C., A percepção da criança com transtornos globais de desnvolvimento (autismo) sobre seu processo de inclusão em uma esola de Educação Infantil
Resumo: Este estudo tem como objetivo geral analisar o processo de inclusão de uma criança com laudo médico de autismo na educação infantil, visando a repensá-lo, tendo por base a visão de mundo infantil. Esse objetivo desdobra-se em: conhecer a infância da criança com autismo, considerando os diferentes modos de ser e estar na infância; analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas na educação infantil em relação à criança com autismo; discutir aspectos referentes às implicações do processo de inclusão à constituição da subjetividade da criança com autismo, relacionando-os com a ideia de que eles nos possibilitam reconhecê-la como ser histórico, social e cultural. Para a realização deste estudo, a abordagem qualitativa apresentou-se como a mais indicada, uma vez que permite entender o fenômeno em seu acontecer natural. Mais especificamente, o estudo de caso do tipo etnográfico se destacou como metodologia apropriada, devido à possibilidade de captar as particularidades, as singularidades que envolvem a escuta das vozes dos sujeitos envolvidos, em suas narrativas e manifestações. Para tanto, foi escolhido um centro de educação infantil no município de Vitória/ES, onde a pesquisa, nas diversas situações do cotidiano do espaço investigado, buscou captar/auscultar/perceber, nas vozes, olhares, gestos e expressões, as percepções, ideias e opiniões das crianças sobre esse processo. O trabalho se desenvolveu pela perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano em psicologia por acreditar que essa corrente teórica permite reconhecer a criança como sujeito social, histórico e produtor de cultura, portanto, capaz de olhar o mundo, percebê-lo e reinventá-lo de acordo com as culturas da infância e de suas próprias necessidades. Este estudo indica que a criança, sujeito desta pesquisa, reconhece a escola como espaço significativo para ela, contudo é necessário que o planejamento das práticas pedagógicas se efetive num olhar voltado para a sua maneira própria de aprender, levando em consideração o fato de ser criança, estar na infância, antes de ter uma deficiência.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2334
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