Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2375
Título: Fotografia, educação e cultura: diálogos com os fenômenos.
Autor(es): CAPAI, H. D.
Orientador: DRAGO, R.
Palavras-chave: Fotografia
Cultura
Educação
Fenômeno educacional
Data do documento: 9-Set-2013
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: CAPAI, H. D., Fotografia, educação e cultura: diálogos com os fenômenos.
Resumo: Revela a fotografia articulada com outras áreas do conhecimento em especial a Sociologia, a Filosofia e a Psicologia dentro de um saber-fazer e um fazer-saber educacional, assim como a relação da fotografia com a programação visual na pesquisa, na cultura e na arte, mediante a produção de livros de fotos e de textos (fotolivros). Destaca a fotografia como forte elemento para uma interação educativa e cultural, assim como linguagem de representação do mundo. Estimula sua utilização e sua edição em livros relacionados à educação e à cultura e apresenta trabalhos pautados na fotografia que articulam fotografia, ciência e educação, além de também estimular a produção fotográfica para o ensino e para a educação mediante o referencial cultural do aluno e do professor. Exemplifica e reverencia um método de pesquisa e de trabalho educacional construído na perspectiva de uma vida melhor e mais feliz, objetivo essencial da ciência, da cultura e da educação. Apresenta resultados, indagações e apontamentos provenientes de diálogos travados ao longo de três décadas em torno do ensino, da educação e da cultura, numa trajetória que teve como permanente companhia a fotografia em suas diversas acepções: arte, linguagem, técnica e artefato. Revela uma prática de educar capaz de se transformar e gerar continuamente mudanças a partir da interação com o fenômeno educacional essencialmente humano , nele presentes os atores envolvidos e os conhecimentos desenvolvidos pela humanidade. Suscita a possibilidade de produzirmos trabalhos científicos e educativos em linguagens e formatos praticados pela população, que possam ser úteis a professores e alunos dos mais variados graus e que traga contribuições para suas vidas e para o desenvolvimento dos temas aqui tratados. Da mesma forma, para todos aqueles que acreditam que ao educar, nos educamos.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2375
Aparece nas coleções:PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_6809_Humberto Capai - DISSERTAÇÃO.pdf24.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.