Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2382
Título: De (con)formar a formar com: o currículo vivido no curso de ambientação institucional do IFES.
Autor(es): ROBERS, D. S.
Orientador: FERRACO, C. E.
Palavras-chave: Currículo
Formação
Narrativa
IFES
Data do documento: 20-Set-2013
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: ROBERS, D. S., De (con)formar a formar com: o currículo vivido no curso de ambientação institucional do IFES.
Resumo: A pesquisa buscou um mergulho no cotidiano do Curso de Ambientação Institucional (CAI) do Instituto Federal de Educação do Espírito Santo (Ifes), para problematizar as redes de saberesfazeres que são tecidas pelos sujeitos que realizam o currículo do curso, ou seja, todos aqueles que, de forma mais direta ou indireta, estão envolvidos na tessitura e compartilhamento das redes cotidianas desses currículos. Com a pesquisa com os cotidianos, este trabalho objetivou tecer redes de conversações com os servidoresalunos, gestores e servidoresprofessores, tendo Alves, Azevedo, Carvalho, Certeau, Ferraço, Foucault, Ginzburg, Maturana e Perez como os principais intercessores teóricos com os quais se dialogou ao longo da pesquisa. Procura discutir um pouco daquilo que acontece no cotidiano dos módulos do curso, numa tentativa de tradução dessas conversaspesquisas, apontando a necessidade de problematizar: que sentidos e/ou processos de formação profissional que apostam na produção de uma vida bonita são potencializados com o currículo realizado no Curso de Ambientação Institucional do Ifes? Fundamentouse em narrativas, imagens, documentos, música e poesia ao longo do texto, para tentar traduzir momentos, atravessamentos, encontros e envolvimentos que se deram ao longo da pesquisa, apresentando possibilidades de reinvenção para a produção de uma vida bonita. As imagensnarrativas dos praticantes do Curso de Ambientação Institucional têm o objetivo de não separar as discussões teóricometodológico-epistemológicas dos dados que foram produzidos com a pesquisa.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2382
Aparece nas coleções:PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_6910_Danusa Simon Robers.pdf15.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.