Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2382
Título: De (con)formar a formar com : o currículo vivido no curso de ambientação institucional do IFES
Autor(es): Robers, Danusa Simon
Orientador: Ferraço, Carlos Eduardo
Palavras-chave: Cotidiano escolar
Formação
Narrativa
IFES
Data do documento: 20-Set-2013
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: A pesquisa buscou um mergulho no cotidiano do Curso de Ambientação Institucional (CAI) do Instituto Federal de Educação do Espírito Santo (Ifes), para problematizar as redes de saberesfazeres que são tecidas pelos sujeitos que realizam o currículo do curso, ou seja, todos aqueles que, de forma mais direta ou indireta, estão envolvidos na tessitura e compartilhamento das redes cotidianas desses currículos. Com a pesquisa com os cotidianos, este trabalho objetivou tecer redes de conversações com os servidoresalunos, gestores e servidoresprofessores, tendo Alves, Azevedo, Carvalho, Certeau, Ferraço, Foucault, Ginzburg, Maturana e Perez como os principais intercessores teóricos com os quais se dialogou ao longo da pesquisa. Procura discutir um pouco daquilo que acontece no cotidiano dos módulos do curso, numa tentativa de tradução dessas conversaspesquisas, apontando a necessidade de problematizar: que sentidos e/ou processos de formação profissional que apostam na produção de uma “vida bonita” são potencializados com o currículo realizado no Curso de Ambientação Institucional do Ifes? Fundamentouse em narrativas, imagens, documentos, música e poesia ao longo do texto, para tentar traduzir momentos, atravessamentos, encontros e envolvimentos que se deram ao longo da pesquisa, apresentando possibilidades de reinvenção para a produção de uma vida bonita. As imagensnarrativas dos praticantes do Curso de Ambientação Institucional têm o objetivo de não separar as discussões teóricometodológico-epistemológicas dos dados que foram produzidos com a pesquisa.
This research aimed at immersing in the quotidian routine of the Curso de Ambientação Institucional – CAI of Instituto Federal de Educação do Espírito Santo – Ifes, to discuss the knowledge-doing networks which are woven by the subjects who accomplish the course curriculum, that is, everyone who is, in a direct or indirect way, involved in creating and sharing quotidian networks of such curricula. Fostered, through researching on a daily basis, to weave networks of conversations with students, managers and teachers, having Alves, Azevedo, Carvalho, Certeau, Ferraço, Foucault, Ginzburg, Maturana and Perez as main theoretical intercessors with whom I engage a dialog throughout the research. Try to discuss a part of what happens on the environment of the course modules, in an attempt to translate those conversations-researches, showing the need of discussing: which feelings and/or processes of professional training that promote the production of a “beautiful life” are powered with the curriculum accomplished in the Curso de Ambientação Institucional at Ifes? I have worked with narratives, images, documents, songs and poetry throughout this dissertation, to try to translate moments, life experiences, meetings and involvements that took place throughout the research, presenting possibilities of reinventing the production of a beautiful life. The image-narratives of participants of the Curso de Ambientação Institucional aim at not separating our theoreticalmethodological-epistemological discussions of the data produced with the research.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2382
Aparece nas coleções:PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_6910_Danusa Simon Robers.pdf15.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.