Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufes.br/handle/10/2382
Título: | De (con)formar a formar com : o currículo vivido no curso de ambientação institucional do IFES |
Autor(es): | Robers, Danusa Simon |
Orientador: | Ferraço, Carlos Eduardo |
Palavras-chave: | Cotidiano escolar Formação Narrativa IFES |
Data do documento: | 20-Set-2013 |
Editor: | Universidade Federal do Espírito Santo |
Resumo: | A pesquisa buscou um mergulho no cotidiano do Curso de Ambientação Institucional
(CAI) do Instituto Federal de Educação do Espírito Santo (Ifes), para problematizar
as redes de saberesfazeres que são tecidas pelos sujeitos que realizam o currículo
do curso, ou seja, todos aqueles que, de forma mais direta ou indireta, estão
envolvidos na tessitura e compartilhamento das redes cotidianas desses currículos.
Com a pesquisa com os cotidianos, este trabalho objetivou tecer redes de
conversações com os servidoresalunos, gestores e servidoresprofessores, tendo
Alves, Azevedo, Carvalho, Certeau, Ferraço, Foucault, Ginzburg, Maturana e Perez
como os principais intercessores teóricos com os quais se dialogou ao longo da
pesquisa. Procura discutir um pouco daquilo que acontece no cotidiano dos módulos
do curso, numa tentativa de tradução dessas conversaspesquisas, apontando a
necessidade de problematizar: que sentidos e/ou processos de formação
profissional que apostam na produção de uma “vida bonita” são potencializados com
o currículo realizado no Curso de Ambientação Institucional do Ifes? Fundamentouse em narrativas, imagens, documentos, música e poesia ao longo do texto, para
tentar traduzir momentos, atravessamentos, encontros e envolvimentos que se
deram ao longo da pesquisa, apresentando possibilidades de reinvenção para a
produção de uma vida bonita. As imagensnarrativas dos praticantes do Curso de
Ambientação Institucional têm o objetivo de não separar as discussões teóricometodológico-epistemológicas dos dados que foram produzidos com a pesquisa. This research aimed at immersing in the quotidian routine of the Curso de Ambientação Institucional – CAI of Instituto Federal de Educação do Espírito Santo – Ifes, to discuss the knowledge-doing networks which are woven by the subjects who accomplish the course curriculum, that is, everyone who is, in a direct or indirect way, involved in creating and sharing quotidian networks of such curricula. Fostered, through researching on a daily basis, to weave networks of conversations with students, managers and teachers, having Alves, Azevedo, Carvalho, Certeau, Ferraço, Foucault, Ginzburg, Maturana and Perez as main theoretical intercessors with whom I engage a dialog throughout the research. Try to discuss a part of what happens on the environment of the course modules, in an attempt to translate those conversations-researches, showing the need of discussing: which feelings and/or processes of professional training that promote the production of a “beautiful life” are powered with the curriculum accomplished in the Curso de Ambientação Institucional at Ifes? I have worked with narratives, images, documents, songs and poetry throughout this dissertation, to try to translate moments, life experiences, meetings and involvements that took place throughout the research, presenting possibilities of reinventing the production of a beautiful life. The image-narratives of participants of the Curso de Ambientação Institucional aim at not separating our theoreticalmethodological-epistemological discussions of the data produced with the research. |
URI: | http://repositorio.ufes.br/handle/10/2382 |
Aparece nas coleções: | PPGE - Dissertações de mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
tese_6910_Danusa Simon Robers.pdf | 15.45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.