Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2387
Título: A utilização da plataforma moodle para o apoio ao ensino presencial: um estudo exploratório em uma disciplina em nível de pós-graduação.
Autor(es): SANTANA, A. L.
Orientador: FERRACIOLI, L.
Palavras-chave: Ensino à distância
Tecnologia da informação
Data do documento: 12-Jul-2013
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: SANTANA, A. L., A utilização da plataforma moodle para o apoio ao ensino presencial: um estudo exploratório em uma disciplina em nível de pós-graduação.
Resumo: O desenvolvimento tecnológico e a constante emergência de novos processos exigem cada vez mais do cidadão uma contínua formação tanto para a comunicação pessoal quanto para a vida profissional. Dessa forma, o acesso e o domínio de ferramentas tecnológicas emergem naturalmente como uma alternativa para a gestão do conhecimento na sociedade contemporânea onde o papel do professor e do aluno tendem a ser questionados e repensados. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi investigar a utilização do ambiente de aprendizagem baseado na internet Moodle como apoio ao ensino presencial na disciplina Teorias de Aprendizagem do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - Mestrado Profissional da Universidade Federal do Espírito Santo na busca de parâmetros e de uma métrica que contribuísse para o repensar desses papeis. A investigação foi conduzida a partir da construção de uma sala online para a disciplina no Ambiente Moodle e da adoção da metodologia de estudo de caso em uma perspectiva exploratória. A base de dados consistiu de informações originadas de relatórios da Plataforma Moodle, questionários, entrevistas com o professor da disciplina e estudantes matriculados, além de observação não participante. A análise de dados foi de natureza qualitativa combinada com elementos de analise quantitativa. Os resultados encontram ressonância na literatura e revelam o engajamento, tanto do professor da disciplina quanto dos estudantes matriculados, na utilização da sala online. Este fato permitiu o delineamento de parâmetros para uma métrica educacional para a integração da ambientes de aprendizagem baseados na internet como apoio ao ensino presencial, alem de apontar diretrizes para práticas educacionais inclusivas na busca de uma sociedade da aprendizagem.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2387
Aparece nas coleções:PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_6931_Antonio Santana 2013.pdf6.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.