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dc.contributor.advisorAraújo, Gilda Cardos-
dc.date.accessioned2016-08-29T11:11:59Z-
dc.date.available2016-07-11-
dc.date.available2016-08-29T11:11:59Z-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/2404-
dc.publisherUniversidade Federal do Espírito Santopor
dc.rightsopenAcesseng
dc.subjectImplementação de política públicapor
dc.subjectInstitutos Federaispor
dc.subjectInteriorizaçãopor
dc.subjectDesenvolvimento socialpor
dc.subjectImplementation of public policyeng
dc.subjectFederal instituteseng
dc.subjectInteriorizationeng
dc.subjectSocial developmenteng
dc.titleA interiorização dos institutos federais : um estudo de caso sobre a implantação do campus Venda Nova do Imigrantepor
dc.typemasterThesiseng
dc.subject.udc37-
dc.subject.br-rjbnInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santopor
dc.subject.br-rjbnEducaçãopor
dc.subject.br-rjbnPolíticas públicaspor
dc.subject.br-rjbnInteriorizaçãopor
dcterms.abstractEsta pesquisa possui como objeto de estudo, a implantação do campus Venda Nova do Imigrante, criado por meio da interiorização do Instituto Federal do Espírito Santo, à luz da análise da implementação da Lei Federal nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. A investigação ocorreu por meio de um estudo de caso que teve como principal objetivo analisar as implicações sociais da implementação desse ordenamento legal em nível regional e local. Para isso, foram analisadas legislações e documentos institucionais, realizadas entrevistas e aplicados questionários. Os resultados desta pesquisa apontaram como principais desafios enfrentados: a autorização para a construção do campus, a busca por um terreno adequado para a sua construção, a aquisição de materiais e equipamentos para os laboratórios e a falta de pessoal (docentes e técnico-administrativos); e, quanto as principais possibilidades de desenvolvimento social foram identificadas: os cursos oferecidos estão em consonância com a vocação econômica regional e local; há a possibilidade de fixação de egressos dos cursos na região; o campus tem atendido estudantes, em quase sua totalidade, oriundos das escolas públicas; além de expandir, consideravelmente, a oferta de vagas de nível médio da regiãopor
dcterms.abstractThis research aims the study of the implementation of the Venda Nova do Imigrante campus. It has been created by the interiorization project of the IFES – Instituto Federal do Espírito Santo according to the federal law number 11.892 from December 29, 2008. The investigation happened through a case observation. It focused on the analysis of social implications of the implementation of this legal ordering in a regional and social level. Interviews and questionnaires were used as tools to collect these data. As well as the analisis of laws and institutional documents. The results of this research showed the following challenges: the autorization for the construction of the campus, the demand for the appropriate land used for the construction of the campus, the purchase of materials and equipments for the laboratories, and also the lack of personnel (faculty and administration). Considering the main social development possibilities were identified the following issues: courses offered are in line with regional and local economic vocation; there is the possibility of fixation of graduates of the courses on the region; most of the students in the campus have come from public schools and, the campus substantially increased the number of high school vacancies in the regioneng
dcterms.creatorFeitosa, Patrícia de Almeida-
dcterms.formatTexteng
dcterms.issued2013-08-13-
dcterms.languageporpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFESpor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.publisher.courseMestrado em Educaçãopor
dc.contributor.refereePinto, Antonio Henrique-
dc.contributor.refereeFoerste, Erineu-
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