Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2406
Título: Trajetórias, identidades e representações de educandos e educandas do PROEJA no IFES campus Vitória.
Autor(es): VIEIRA, T. S.
Orientador: OLIVEIRA, E. C.
Palavras-chave: Identidades
Representações Sociais
EJA
PROEJA
Data do documento: 29-Jul-2013
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: VIEIRA, T. S., Trajetórias, identidades e representações de educandos e educandas do PROEJA no IFES campus Vitória.
Resumo: Este estudo disserta sobre as trajetórias de formação e representações de seis educandos e educandas de cursos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Tem como objetivo analisar os sentidos do PROEJA e as possibilidades de construção de identidades e as representações sociais entre/com educandos e educandas desse Programa. A metodologia, de natureza qualitativa, utilizou a abordagem e estratégias dos Grupos de Discussão, tendo como orientação para as análises a referência do Método Documentário. O aporte teórico da pesquisa envolveu diálogos entre pensadores de diversos campos de conhecimento, a partir de aproximações dos estudos culturais com as representações sociais, a pedagogia libertadora e políticas públicas. Os resultados apontam que educandos e educandas do PROEJA são tensionados por representações sociais cristalizadas em desconceitos sobre eles. Embora escapem a identidades engessadas e fixas, algo fundamental nas trajetórias dos sujeitos é a identificação com a situação da classe trabalhadora que perpassa os tempos-espaços escolares. Apesar das práticas de marginalização, os educandos e educandas do PROEJA lutam para ocupar um lugar que lhes foi historicamente negado e provocam o Instituto a refletir acerca da garantia de políticas públicas, em especial, de educação que tenham como horizonte utópico a formação integral da classe trabalhadora.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2406
Aparece nas coleções:PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_7387_Tatiana de Santana Vieira (1).pdf1.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.