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Título: Os sentidos da escola no contexto da crise de sentido: uma análise a partir do programa educação em valores humanos/projeto escola sustentável em Serra-ES
Autor(es): SOARES, L. P. R. G.
Orientador: PINTO, A. H.
ARAUJO, V. C.
Palavras-chave: Escola
Crise de Sentido
Formação Humana
Data do documento: 5-Mai-2014
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: SOARES, L. P. R. G., Os sentidos da escola no contexto da crise de sentido: uma análise a partir do programa educação em valores humanos/projeto escola sustentável em Serra-ES
Resumo: À luz dos autores Berger e Luckmann (2005); De Bastiani (2008); Ferreira (2009); Peruzzo (2010) e Maia (2011), esta pesquisa aborda o que os autores chamam de crise de sentido, contexto em que se percebe uma radical mudança das condições básicas da vida humana e uma crescente transformação dos valores sociais. Esse cenário revela a condição de estar em um mundo onde o que é valorizado é o fugaz, o aparente, o superficial, o sem sentido. Desse modo, propõe uma análise sobre a educação como processo de formação humana, afirmando a instituição escolar como espaço privilegiado de possibilidades emancipatórias de existência. Tendo como contexto de investigação o Programa Educação em Valores Humanos (PEVH) / Projeto Escola Sustentável (PES) desenvolvido em uma das escolas do município de Serra-ES, as questões orientadoras tiveram como objetivo investigar como essa experiência se articula aos enunciados da crise de sentido e como tem favorecido o desenvolvimento da ideia de formação humana no âmbito escolar. A metodologia privilegiada foi o estudo de caso tendo como instrumentos de pesquisa a observação participante, a análise documental e as entrevistas. A partir da perspectiva qualitativa, a pesquisa em campo evidenciou que, embora os sentidos pretendidos pelo desenvolvimento do PEVH / PES nas escolas tenham despertado atenção a questões atuais e relevantes, circunscreveram-se alheios a um debate mais amplo e profundo acerca da escola na atualidade distanciando-se de uma perspectiva crítica. Logo, pela via da responsabilização individual, desconsiderou as contradições históricas.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2416
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