Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2461
Título: A Produção de Sentido Tecida na História de Vida de uma Professora Egressa do Curso de Artes Visuais Ead
Autor(es): GOMES, M. G. M.
Orientador: REBOUCAS, M. L. M.
Palavras-chave: História de vida
Artes Visuais
semiótica
educação a distâ
Data do documento: 24-Jun-2015
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: GOMES, M. G. M., A Produção de Sentido Tecida na História de Vida de uma Professora Egressa do Curso de Artes Visuais Ead
Resumo: Esta pesquisa investiga uma professora egressa do Curso de Graduação em Artes Visuais, modalidade EAD oferecido pela UFES no Polo UAB Aracruz ES, fazendo um recorte temporal de sua trajetória de vida antes, no inicio e ao final do referido curso para então realizar o entrelaçamento destas análises e reconstituir os modos de ser desta professora buscando responder a seguinte questão: Como é constituída a docência de uma professora egressa do Curso de Graduação em Artes Visuais Licenciatura na Modalidade EAD? Para isso, realizamos a análise de um corpus composto por narrativas da professora oriundas de entrevista, e-mail, textos produzidos para a pesquisa; conteúdos de seu blog e facebook, além de fotografias e materiais pedagógicos desenvolvidos em sua docência. Objetivando reconstruir essa trajetória, utiliza-se como fundamentação a metodologia história de vida e os teóricos Nóvoa (2007, 2009), Goodson (2007), Moita (2007), Fontoura (2007) e Weiss (2013). As análises dos documentos e narrativas foram feitas utilizando os pressupostos teóricos e metodológicos da semiótica francesa e as contribuições de Landowski (2002, 2014). Para fundamentar as análises no que se refere às concepções referentes à metodologia do ensino de Artes Visuais, nos apoiamos em Fusari e Ferraz (1993), Iavelberg (2014), Pillar (2011) e Rebouças (2015). Os resultados da pesquisa apontam que por meio da metodologia história de vida é possível compreender as relações entre as experiências de vida que constituem os modos de ser dessa professora na busca seu objeto de valor, uma docência que a singulariza. Apontam ainda para a importância da valorização de profissionais mais experientes na formação dos demais. O curso de artes visuais na modalidade EAD atuou como mais um componente de uma formação que se constituiu no diálogo edificado no cotidiano de sua docência nas escolas e com o registro das práticas, o que possibilitou tanto a reflexão sobre o trabalho realizado como a constituição de seu papel como formadora de professores.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2461
Aparece nas coleções:PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_9018_Dissertação - Maria Goretti Moro Gomes.pdf7.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.