Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2510
Título: Avaliação de Qualidade de Cursos Superiores na Modalidade a Distância: Um estudo na SEAD/UFES
Autor(es): KOLAGA, L. J. G.
Orientador: DIAS, T. L.
Data do documento: 30-Set-2014
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: KOLAGA, L. J. G., Avaliação de Qualidade de Cursos Superiores na Modalidade a Distância: Um estudo na SEAD/UFES
Resumo: A educação a distância (EaD) é modalidade de ensino já consolidada e largamente utilizada tanto pela iniciativa privada quanto pelo governo devido sua versatilidade e viabilidade, principalmente porque possibilita acesso para alunos que residem distantes dos centros acadêmicos e/ou precisam de horários flexíveis para estudar. A educação a distância é serviço prestado a um o corpo discente, seu público-alvo. Portanto, é de suma importância que este público avalie a qualidade deste serviço. Existem diversos modelos para avaliação de qualidade e desempenho de serviços, porém não foi identificado um modelo específico para avaliação de cursos de graduação ofertados na modalidade a distância. Destacam-se, entre os modelos de avaliação de qualidade, o SERVQUAL, SERVPERF e HEdPERF - este último desenvolvido para avaliação da qualidade de cursos presenciais. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo adaptar o questionário proposto no modelo HEdPERF aos cursos ofertados na modalidade a distância visando mensurar a qualidade destes. Após adaptado, o questionário foi aplicado a 183 alunos dos cursos de graduação em Ciências Contábeis, Licenciatura em Artes Visuais e Licenciatura em Educação Física na modalidade a distância ofertados pela Universidade Federal do Espírito santo UFES em 2013. Os dados foram analisados utilizando análise estatística descritiva com tabelas de frequência e de contingência. Os resultados mostraram como pontos fortes os quesitos Utilidade do Curso, Capacidade Técnica dos Professores e Secretaria Acadêmica e como incipientes os quesitos Internet do Pólo, Biblioteca do Pólo e Acompanhamento Pedagógico, apontando onde aprimorar os cursos de ensino a distância ofertados pela UFES para melhoria de sua qualidade.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2510
Aparece nas coleções:PPGGP - Dissertações de mestrado profissional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_8218_Dissertação Final - Leonardo José Kolaga.pdf5.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.