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Título: Retenção discente nos cursos de Graduação do Centro Universitário do Norte do Espírito Santo implantados a partir do REUNI
Autor(es): Barcelos Júnior, Alexandre
Orientador: CORASSA, M. A. C.
Data do documento: 16-Dez-2015
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: BARCELOS JUNIOR, A., Retenção discente nos cursos de Graduação do Centro Universitário do Norte do Espírito Santo implantados a partir do REUNI
Resumo: O objetivo deste estudo foi partir das considerações acerca do sucesso do estudante no contexto da educação superior e investigar causas para retenção discente ou permanência prolongada, nos cursos de Ciência da Computação Bacharelado, Ciências Biológicas Licenciatura, Física Licenciatura, Matemática Licenciatura e Química Licenciatura, ofertados no Centro Universitário do Norte do Espírito Santo - CEUNES, implantados a partir do programa REUNI. Sendo a retenção discente uma condição que leva o estudante a não cumprir o prazo previsto para conclusão do curso no tempo projetado, optamos por identificar as causas do fenômeno e sua relação com o programa. A metodologia adotada foi a quali-quanti. Conduzimos uma pesquisa descritiva, explicativa e de campo, adotando como instrumentos entrevistas, enquete e relatórios institucionais. A análise de conteúdo foi utilizada para dialogar com os resultados das entrevistas. A amostra envolveu professores coordenadores e gestores dos cursos em análise e estudantes classificados em níveis de retenção moderada e severa. O principal sintoma identificado para a retenção é a reprovação em disciplinas obrigatórias. As causas apontadas foram institucionais, externas e pessoais. A predominante foi a institucional, cujos fatores mais citados pelos estudantes foram: a didática dos professores, a dificuldade de aprendizagem e a oferta irregular de disciplinas. Os fatores externos mais citados foram trabalho e questões de saúde ou familiares. Os fatores pessoais foram a dificuldade de aprendizagem, causada pela formação básica deficiente, e a falta de dedicação, influenciada pela jornada dupla trabalho/estudos ou pela imaturidade. Foi identificada influência negativa da retenção discente na meta de diplomação estabelecida pelo REUNI, pactuada em 90%. As ações propostas tiveram como referência o sucesso do estudante, voltadas a propiciar processos de ensino e aprendizagem de qualidade, evitar reprovações em disciplinas, apoiar e motivar os estudantes; promover a integração ao ambiente escolar e estimular a qualidade docente.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2526
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