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Título: A retenção em cursos do Centro de Ciências Agrárias da UFES : uma análise da percepção da Comunidade Universitária
Autor(es): Terra, Giany do Nascimento
Orientador: Corassa, Maria Auxiliadora de Carvalho
Data do documento: 16-Dez-2015
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: O objetivo deste trabalho foi identificar, a partir da percepção da comunidade universitária, o porquê da retenção discente em Cursos de Graduação do Centro de Ciências Agrárias da UFES. Entende-se por retenção discente, o estudante demandar um tempo maior do que o previsto na matriz curricular para integralizar a carga horária do curso. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e quantitativa. Os procedimentos metodológicos são de caráter descritivo e caracterizam a investigação como um estudo de caso, uma vez que teve como propósito gerar conhecimentos sobre uma situação específica: a Retenção no CCA. Na coleta de dados, utilizamos como instrumentos: entrevista, questionário e análise de fontes bibliográficas primárias. A amostra abrangeu os Cursos de Graduação do CCA que, apresentavam maiores índices de retenção: Agronomia, Ciência da Computação, Geologia, Química e Sistemas de Informação. Foram ouvidos os docentes gestores desses cinco cursos e os discentes identificados como retidos. A base teórica em que nos apoiamos foi principalmente, nos estudos de Tinto (2012) e Pereira (2013). A Análise de Conteúdo propiciou, a partir da categorização das narrativas produzidas, a identificação dos fatores que levam os estudantes a ficarem retidos. Assim, as categorias temáticas encontradas apontaram como principais entraves para a integralização do curso fatores que foram atribuídos à gestão institucional como: grade curricular, formação dos professores, oferta de disciplina, gestão do centro e também fatores de ordem pessoal dos estudantes, que decorreram de: motivação para os estudos, distância da família, trabalho, relacionamento professor-aluno e saúde. Na análise da percepção da comunidade universitária constatamos que a retenção é decorrente principalmente de reprovação em disciplinas da área das exatas alicerçada a fatores que conduzem ao insucesso do estudante com as disciplinas e, consequentemente, a ficarem retidos. A partir dos resultados alcançados identificamos alternativas possíveis para minimizar a retenção discente no âmbito da UFES que já estão sendo pensadas, não só para o CCA, mas para a Universidade como um todo. Algumas ações que já foram implementadas são decorrentes de trabalhos anteriores e outras estão ainda em discussão, mas já englobam propostas que foram geradas durante o desenvolvimento desse trabalho.
The main objective of this study was to identify, from the perception of the university community, why the students are retained on Undergraduate Courses in Centro de Ciências Agrárias –UFES. Retained students stands for the student who require more time than the foreseen in the course curriculum. This is a qualitative and quantitative research approach. It is a descriptive study and the methodological procedures which characterize the investigation are of a case study, since it aimed to generate knowledge about a particular situation: the student’s retention in CCA. During the data collection, we used as instruments: interview, questionnaire and the analysis of primary literature sources. The sample covered the CCA Courses that had higher retention rates: Agronomy, Computer Science, Geology, Chemistry and Systems of Information. The research heard the professors of the five courses in analysis who are in management position and their 217 subjects identified as retained students. The application of the Content Analysis led us to identify the factors that lead students to be retained and also to categorize the narratives produced. The theoretical basis on which we rely is mainly in the studies of Tinto (2012) and Pereira (2013). The theme categories found pointed as barriers to the integration of the course institutional factors such as: curriculum, teacher training, the subjects offered and the Center management. Personal problems were also identified and derive from: motivation for studies, family distance, work, professorstudent relationship and health problems. In the analysis of the perception of the university community we found that retention is mainly due to failure in the disciplines of the exact grounded on factors that lead to student failure with the disciplines and thus to be retained. From the results achieved we identified possible alternatives to minimize student retention in UFES that are already being thought not only to the Center researched but to the University as a whole. Some actions that have already been implemented are the result of previous researchers and some others are still under discussion, but they already include proposals that were generated during the development of this work.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2528
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