Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2537
Título: Acesso à Educação Superior: o ponto de vista dos alunos do Ensino Médio com Necessidades Educacionais Especiais
Autor(es): FAE, M. B. R.
Orientador: OLIVEIRA, M. O. F.
Data do documento: 9-Set-2015
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: FAE, M. B. R., Acesso à Educação Superior: o ponto de vista dos alunos do Ensino Médio com Necessidades Educacionais Especiais
Resumo: A legislação brasileira apresenta um avanço no que se refere à inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais (NEEs). Porém, apesar da implementação de políticas públicas inclusivas e da considerável evolução nas matrículas, a presença de estudantes com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades ou superdotação na educação superior brasileira ainda é inexpressiva, conforme revelam os dados do Censo da Educação Superior. O fato levou a indagar: por que uma significativa parcela dos alunos com NEEs não ingressa na educação superior? Para identificar possíveis causas desse problema, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com adolescentes que possuem NEEs e que estudavam em escolas públicas de ensino médio localizadas em Vitória/Espírito Santo, e também com as pedagogas das escolas participantes. Por meio do método de análise de conteúdo (BARDIN, 2004), e à luz da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano (BRONFENBRENNER, 1987), foram identificadas, nas falas dos alunos e das pedagogas, quinze barreiras que interferem no acesso de pessoas com deficiência à educação superior, perpassando os ambientes: familiar, escolar, político, profissional e cultural. Diante disso, foram sugeridas diversas medidas que podem ser adotadas para favorecer a inclusão educacional dos indivíduos com NEEs.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2537
Aparece nas coleções:PPGGP - Dissertações de mestrado profissional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_9205_Dissertação Final - Monick Barbosa.pdf1.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.