Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2663
Título: Vulnerabilidade Social no Espírito Santo: Conceito e Mensuração
Autor(es): Danielle Nascimento
Orientador: Robson Grassi
Palavras-chave: Vulnerabilidade Social
Espírito Santo
Censo Demográfico
Data do documento: 9-Jun-2014
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: Danielle Nascimento, Vulnerabilidade Social no Espírito Santo: Conceito e Mensuração
Resumo: O desenvolvimento socioeconômico pode ser mais ou menos desigual de acordo com as características de cada população e governos e pesquisadores do Espírito Santo têm dado atenção especial para estes estudos. Na temática de vulnerabilidade social, a falta de definição de qual grupamento populacional é considerado socialmente vulnerável faz com que as políticas públicas do estado percam focalização. Assim, nesta pesquisa foi elaborado o Índice de Vulnerabilidade Social do Espírito Santo (IVES), um índice sintético composto por quatro dimensões (educação; empregabilidade, alocação do tempo e renda; infraestrutura domiciliar; composição familiar e mortalidade), para cada município do estado. Partindo de um método de clustering foram criadas escalas para análise do índice (baixa, média, alta e muito alta) e os resultados apontaram para uma vulnerabilidade social média no estado, sendo a dimensão de empregabilidade, alocação do tempo e renda a que merece mais atenção das políticas, onde mais de 90% dos municípios possuem vulnerabilidade social muito alta.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2663
Aparece nas coleções:PPGECO - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_6164_PPGECO ME Vulnerabilidade Social Conceito e Mensuracao - Danielle Nascimento (1).pdf2.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.