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Título: O processo de gestão do design no arranjo produtivo do vestuário de Colatina: uma investigação a partir do capital social.
Autor(es): Puppo, Jaquelini Loureiro Del
Orientador: Vasconcellos, João Gualberto Moreira
Palavras-chave: Capital social
Desenvolvimento local
Design
Moda
Data do documento: 27-Mar-2006
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: estudo é orientado pelas seguintes questões: a modernidade, o consumo da moda, o design e a sua adoção no processo produtivo. A abordagem é ampla e envolve a compreensão do desenvolvimento local, vista através da noção do capital social. A questão central do projeto está em contribuir para a compreensão de como ocorre o processo de gestão do design, no modelo de desenvolvimento local atualmente constituído no arranjo produtivo do vestuário, e qual a sua relação com a noção capital social. Fatores que podem permitir à indústria da moda fazer frente aos desafios da economia globalizada com a perspectiva de políticas locais de desenvolvimento. Trata-se de um estudo realizado por meio de uma metodologia de pesquisa qualitativa, tendo como contexto da pesquisa o arranjo produtivo do segmento de confecções do município de Colatina, Espírito Santo, através de levantamentos bibliográficos, observações e entrevistas em profundidade com nove atores, profissionais de várias partes da cadeia produtiva no arranjo produtivo. No momento em que o design está fundamentado no âmbito cultural e a moda vem carregada de simbolismo e subjetividades, é preciso entender que não se trata de analisar as empresas, isoladamente. São examinadas neste trabalho as relações do capital social nos circuitos sociais, na transmissão da inovação e do conhecimento. Conclui-se que o processo de adoção do design no arranjo produtivo de confecções de Colatina é vivenciado no território mais amplo da cidade. Apesar de estar em estágio inicial, esse arranjo possui características da noção de capital social, que bem desenvolvidas poderão transformar a cidade em um centro de referência em moda. Ao longo dos últimos anos foi se construindo o que se pode chamar de cultura da confecção. Palavras chaves: capital social, desenvolvimento local, design, moda, modernidade, subjetividades.
This study entails the four following issues: modernity, fashion consumption, fashion design, as well as its use in the production process. The approach is wide and engages the understanding of the local development, seen through the concept of social capital. In the current study, social capital is defined as a tool that allows the understanding of the social dynamic, from a political perspective, as well as issues linked to reciprocity, trust, cultural values, norms and social networks. The key objective of this project is to contribute to the understanding of development processes through fashion design, which may allow the fashion industry to face simultaneously the challenges of the global economy and the local policies of development. The method adopted here is qualitative, and the field research was realized at a plant in Colatina, Espírito Santo. Since the fashion design process is embedded in a specific cultural environment, and fashion products are heavy in symbolism and subjectivity, it is necessary to avoid analyzing factories and plants as if they were isolated. Instead, the focus should be the process in which the interaction takes place, such as: the factories, the financing institutions, the unions, as well as the public local authorities.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2787
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