Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufes.br/handle/10/2799
Título: | As contribuições da economia de comunhão para o estudo da influência de valores no ambiente organizacional |
Autor(es): | Villena, Daniele Jannotti Soares |
Orientador: | Oliveira, Marilene Olivier |
Palavras-chave: | Economia de Comunhão Valores Cultura do dar Homem Novo |
Data do documento: | 17-Fev-2006 |
Editor: | Universidade Federal do Espírito Santo |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo verificar se os princípios de gestão da Economia
de Comunhão, caracterizada por aspectos solidários, humanos e religiosos, são
evidenciados na dinâmica de uma organização que adere a esta proposta. Para
isso fez-se imprescindível levantar informações sobre este modelo, pouco
conhecido no meio acadêmico. O método utilizado para a pesquisa baseou-se na
abordagem qualitativa, com ênfase no estudo de caso da empresa FEMAQ S.A.,
recorrendo-se à entrevista semi-estruturada, à observação e ao levantamento
documental como técnicas de coleta dos dados. Para que o objetivo fosse
alcançado, no primeiro momento foram diferenciados os conceitos da Economia
de Comunhão e Economia Solidária, dado a confusão que por vezes tem ocorrido
entre estes dois conceitos que subsidiam diferentes modelos. Em seguida foram
abordados os conceitos teóricos fundamentais, sobre os quais a pesquisa foi
desenvolvida: valores, valores organizacionais, filosofia (de vida), solidariedade,
caráter e dádiva. Na terceira parte foram enfatizados os aspectos da Economia de
Comunhão, sua origem, discurso e repercussão. Concluiu-se que as diversas
evidências encontradas na empresa estudada, como relacionamento mais
humanizado, confiança, ambiente familiar, possibilidade de ser humano (não
perfeito) e outros permitem classificá-la no estilo de gestão inerente ao modelo da
Economia de Comunhão. This summary has the objective to check if the main principles of Economy of Sharing Management, which has its most important aspects in solidarity, human and even religious areas, is highlighted by the dynamic reality of an organization which follows this proposal. Therefore we got data about this model still not well known in the academic area. The method used for the research had a qualitative approach emphasizing in the company FEMAQ S.A., using a semi-structured interview technique, observation and document analysis as our sources for data collection. To reach this objective, at first we had to define the difference between the concepts of Solidarity Economy and Economy of Sharing , due to some confusion that has been sometimes been happening between these two models. Afterwards we covered some theoretical basic concepts, about the research developed such as: values, organizational values, philosophy (life), solidarity, character and gift. In a third part we emphasized the aspects of the origin, discourse and repercussion of Economy of Sharing. We came to the conclusion that evidence found in this research, such as a more human relationship, trust, family environment, possibility of the being human (not perfect) and others seem to qualify this company in this style of management, which is characteristic of Economy of Sharing. |
URI: | http://repositorio.ufes.br/handle/10/2799 |
Aparece nas coleções: | PPGADM - Dissertações de mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
tese_217_.pdf | 693.69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.