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Título: Marketing e consumo: reflexões em busca de uma aproximação teórica
Autor(es): Cordeiro, Fábio dos Santos
Orientador: Sant´Anna, Sérgio Robert de
Palavras-chave: Marketing
Consumo
Transformação
ENANPAD
Data do documento: 30-Mai-2007
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Esta dissertação tem como propósito buscar contribuições que alguns estudos desenvolvidos sobre o consumo podem agregar para uma reflexão em torno do marketing. O ponto de partida para este trabalho foi a constatação de que passamos por um momento de transformação e revisão na produção acadêmica sobre marketing no Brasil e no mundo. Nesse sentido, fez-se, inicialmente, uma breve retrospectiva sobre a evolução do marketing como disciplina. Em seguida, foram analisados artigos publicados nos Encontros da Associação dos Programas de Pós- Graduação em Administração ENANPADs que se caracterizaram pela revisão de temas relacionados ao marketing, privilegiados por autores brasileiros dentro de um determinado intervalo de tempo.. No que se refere ao consumo, foi feito um resgate teórico procurando mostrar diversas perspectivas de exploração do tema, para, ao final, colocar em destaque dois autores (Jean Baudrillard e Colin Campbell) cujas obras selecionadas serviram de base para a proposição de formas diferenciadas de reflexão sobre o marketing em si, bem como no diálogo com outras áreas de conhecimento. Finalmente, chegou-se à constatação de que ainda há muitas fronteiras entre o marketing e consumo para serem exploradas, podendo trazer proveitosos resultados para ambos.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2805
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