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Título: Análise do Ensino de Competências na Formação Superior Voltada para o Campo do Trabalho.
Autor(es): Guidoni, Daniele Cassaro
Orientador: Machado, Leila Domingues
Palavras-chave: Desenvolvimento de competências
Incompetência
Formação
Qualificação
Data do documento: 4-Jun-2008
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar como o corpo docente de uma determinada instituição privada de ensino superior acredita desenvolver competências em seus alunos, ao longo da formação, em nível de graduação, tornando-os competentes ao mercado de trabalho. Buscou-se analisar a concepção de competência que o corpo docente da instituição possui, analisar as práticas docentes, que acreditam serem importantes no desenvolvimento de competências, e em paralelo, verificar as ações institucionais que promovem estímulo ao desenvolvimento de competências nos alunos. Esta pesquisa tem caráter qualitativo. A abordagem cartográfica é utilizada como referencial, na postura adotada pela pesquisadora, e a realização de entrevistas semi-estruturadas, com o corpo docente da instituição pesquisada, se constitui como uma ferramenta de coleta de dados. A análise permitiu compreender que o desenvolvimento de competência se estabelece de forma complexa, não linear e, que as práticas de desenvolvimento de competências na organização pesquisada se efetivam de forma não estruturada e segregativa. A noção de desenvolvimento de competência se passa pelo currículo do corpo docente, e acreditam que esse seja o mais importante diferencial de qualidade e modelo de profissional a ser seguido. A produção de competência se sobressai pela produção de incompetência e do fracasso escolar.
This study has as objective to analyze how the faculty of one determined private institution of superior education believes to develop competence in its pupils throughout the formation, in graduation level, becoming them competent to the work market. One searched to analyze the conception of competence that the faculty of the institution has, to analyze the praxis that professors believe to be important in the development of competence and, in parallel, to verify the institutional actions that promote stimulation to the development of competence in the pupils. This is a qualitative research. The cartographic method is the reference adopted by the researcher and the semi-structured interview, directed to the Faculty of the researched institution, is the chosen tool for data collection. The analysis allowed to understand that the establishment of competence development is complex, non linear, and that the praxis that favors it are, in the studied organization, accomplished in a structured and segregative form. The notion of competence development is connected to the professor’s degree level, and they believe that it is the most important differential for quality and a professional model to be aimed. The production of competence stands out through production of incompetence or through school failure. Keywords: development of competence, incompetence, formation, qualification, work market, superior education.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2862
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