Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2938
Título: O Cotidiano de Vitória nas Páginas dos Jornais a Gazeta e a Tribuna: Práticas, Comportamentos e Modos de Vida (1945 - 1955)
Autor(es): PAULA, A. M. V.
Orientador: MARGOTTO, L. R.
Coorientador: ARAGAO, E. M. A.
Data do documento: 31-Out-2013
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: PAULA, A. M. V., O Cotidiano de Vitória nas Páginas dos Jornais a Gazeta e a Tribuna: Práticas, Comportamentos e Modos de Vida (1945 - 1955)
Resumo: O principal objetivo deste trabalho foi apresentar a forma como os jornais capixabas A Gazeta e A Tribuna noticiavam os acontecimentos, comportamentos e modos de vida no cotidiano da cidade de Vitória (ES) no período de 1945 a 1955. Neste estudo, os jornais, enquanto meios de comunicação mediada, foram considerados em sua importância e capacidade de influência nos processos de transformações sociais. Naquele momento histórico, a cidade de Vitória experimentava uma série de mudanças de ordem econômica e social. E os planos de crescimento econômico e desenvolvimento urbano baseados nos preceitos do progresso, da ordem e da moralidade eram divulgados e, num certo grau, apoiados pelos jornais capixabas. Vitória era apresentada como Cidade Presépio pela sua beleza natural, seu bucolismo e, ao mesmo tempo, visava-se um centro regional portuário e comercial com potencial econômico. Surgem, então, os problemas gerados pelas contradições entre essa visão progressista e o Presépio. Entre eles, estavam os conflitos urbanos relacionados, em geral, à falta de espaço físico e à ocupação e funcionamento desordenados de alguns bairros. É nesse contexto do cotidiano da capital capixaba que os jornais, através dos temas abordados em notícias e artigos, funcionavam como uma espécie de instrumentos normatizadores, visando o controle de práticas, comportamentos e modos de vida considerados inadequados ao conjunto de costumes e valores morais vigentes naquela época na sociedade capixaba. E, para isso, eram também evocadas, nas páginas jornalísticas, campanhas de saneamento urbano (da cidade) e moral (de seus habitantes)
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2938
Aparece nas coleções:PPGPSI - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_7293_Alexandre Magno.pdf475.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.