Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2945
Título: Relações de Trabalho em uma Universidade: Atividade dos Servidores Técnico-administrativos da Universidade Federal do Espírito Santo.
Autor(es): COIMBRA, B. C.
Orientador: Barros, M. E. B. de
Data do documento: 1-Jul-2014
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: COIMBRA, B. C., Relações de Trabalho em uma Universidade: Atividade dos Servidores Técnico-administrativos da Universidade Federal do Espírito Santo.
Resumo: Trata-se de uma pesquisa de intervenção realizada com servidores Técnico-Administrativos, da Universidade Federal do Espírito Santo, ocupantes do cargo de assistente em administração, cujo objetivo principal foi analisar o trabalho sob o ponto de vista da atividade. A metodologia utilizada se baseou no referencial teórico-metodológico da Clínica da Atividade, proposta por Yves Clot e seus colaboradores. Nesse percurso, a Oficina de Fotos foi utilizada como um procedimento de análise da atividade. Para esse estudo foram também utilizados, como referência de pesquisa, autores que postulam esse mesmo enfoque teórico metodológico. Articulando-se a estes, foram alçados estudos de pesquisadores brasileiros que trabalham com a temática nos campos da psicologia, da saúde, da educação, das clínicas do trabalho, dentre outros. O grupo associado foi composto por 10 funcionários de diferentes setores da Universidade, entre os quais, três se dispuseram a fotografar cenas do cotidiano do trabalho. Tais fotos foram escolhidas, confrontadas e analisadas pelo grupo de trabalhadores. Os trabalhadores ao se confrontarem com as situações de trabalho fotografadas viabilizaram um debate profícuo, conduzindo o grupo a pensar criticamente as atividades e os processos de trabalho que desenvolvem. A pesquisa indica que os trabalhadores procuram se reinventar e elaborar maneiras outras para enfrentar situações de trabalho que os desafiam, buscando modos diversos de atuar, o que se faz a partir da ampliação do poder de agir. PALAVRAS CHAVE: Análise do trabalho- Clínica da atividade- Poder de agir
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2945
Aparece nas coleções:PPGPSI - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_7859_Beariz Cysne.pdf2.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.