Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2949
Título: Narrando Experiências, Montando Ca(u)sos. Análises das Práticas de Cuidado na Saúde Mental Infanto-juvenil.
Autor(es): BOTELHO, I. C.
Orientador: Barros, M. E. B. de
Coorientador: RODRIGUES, H. B. C.
Data do documento: 24-Jul-2014
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: BOTELHO, I. C., Narrando Experiências, Montando Ca(u)sos. Análises das Práticas de Cuidado na Saúde Mental Infanto-juvenil.
Resumo: Este trabalho apresenta algumas análises das práticas de cuidado junto a crianças e adolescentes no campo da Saúde Mental. Para tanto, empreende a montagem de casos de meninos e meninas que fazem uso de algum equipamento da Saúde Mental. A pesquisa se pauta em uma política da narratividade que toma as narrativas como diagrama processual das experiências no campo. Nesse sentido, a montagem dos casos se faz por um procedimento de traçar as práticas de cuidado, visibilizar as políticas em curso, cartografar os elementos heterogêneos. Desse modo, são feitas discussões e problematizações de algumas práticas no campo da Saúde Mental Infanto-juvenil: o tardio enfrentamento da Saúde Mental com as questões da infância e adolescência; o abrigamento como única forma de cuidado; a produção do Autismo e dos espaços de especialismos; a orientação de uma política da Atenção Psicossocial; os dispositivos inovadores como o CAPSi; o debate aberto e público das políticas de cuidado. Afirmamos que a construção de políticas que sejam públicas está na invenção das práticas de cuidado no cotidiano dos serviços; na disponibilidade de encontro com cada menino e menina; na singularidade dos casos; na processualidade da constituição do campo de atuação, das leis, das portarias; nos movimentos sociais; nos analisadores, que colocam em questão as práticas naturalizadas. Esse é o sentido maior que este trabalho oferta, a não cristalização das políticas e sim a invenção laboriosa das práticas de cuidado.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2949
Aparece nas coleções:PPGPSI - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_8370_Ivana Botelho.pdf699.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.