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Título: "Abrir a sede ao meio" no deserto das práticas de assistência social a jovens em situação de risco
Autor(es): Francisco, Rayanne Suim
Orientador: Tavares, Gilead Marchezi
Data do documento: 4-Dez-2015
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Atentos às nossas práticas como psicólogos em um serviço de proteção básica direcionado pela Política Nacional de Assistência Social e que atende crianças e adolescentes ditos em risco e vulnerabilidade social, nosso objetivo com este trabalho foi conhecer movimentos de diferenciação, irrompidos por acontecimentos no presente das atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos executado em uma OSCIP do município de Serra/ES. Como dispositivo metodológico, compusemos, dentro do que propõe a pesquisa-intervenção, um percurso cartográfico que se desenhou de acordo com as experiências do campo. A trajetória da pesquisa foi narrada e registrada em diários de bordo, que nos permitiram forjar análises, bem como forjar outros modos de se construir conhecimento, exercitando uma escrita política que pensa e questiona a realidade que produz. Junto à proposta dos diários, produzimos como dispositivo de intervenção um jornal coletivo em que foram pensados, junto aos jovens, todos os elementos constituintes de um jornal. Nossa aposta se deu na juventude como devir e multiplicidade, e nos campos problemáticos que ela nos coloca cotidianamente. Construímos o risco como virtualidade, imprevisibilidade que produz modos de vida inusitados e que afirma a vida como obra de arte, autêntica, ética, afetiva e inventiva, capaz de deslocar a psicologia de um lugar que conscientiza o outro, que sabe sobre ele, para uma política que produz fissuras aos modelos vigentes e que produz dispositivos de intervenção que provocam confrontos, atritos, estranhos. As temáticas da confiança e da amizade emergiram como invenções de múltiplos mundos com os jovens na produção de uma política de pesquisa que afirma a diferença como potência, fluxo, e não como elemento que deve ser excluído ou adequado às normas sociais. Desse modo, habitamos os desvios ao enveredarmo-nos pela potência dos acontecimentos emergidos no caminho da pesquisa, onde pesquisador e pesquisado se afetam e se constroem conjuntamente.
Attentive to our practice as psychologists in a basic protection service directed by the National Policy of Social Welfare and serving children and said adolescents at risk and social vulnerability, our goal with this study was to differentiate movements erupted by events in the present activities Coexistence of Services and Strengthening Linkages run on a OSCIP the city of Serra / ES. As a methodological device, we wrote within the proposing research-intervention, a cartographic journey that was designed according to the experiences of the field. The trajectory of the research was narrated and recorded in logbooks, which have enabled us to forge analysis, and forge other ways to build knowledge, exercising a political thinking and writing questions the reality it produces. With the proposal of the daily, produced as an intervention device a collective journal in which they were designed, among young people, all the elements of a newspaper. Our bet took place in youth as becoming and multiplicity, and the problematic fields that it puts us daily. Build risk as virtuality, unpredictability that produces unusual ways of life and that affirms life as a work of art, authentic, ethical, emotional and inventive, able to move the psychology of a place that educates the other, I know about him, a policy that produces cracks to existing models and produces intervention devices that cause clashes, friction, strangers. The themes of trust and friendship emerged as multiple worlds inventions with young people in the production of a research policy that states the difference as power, flow, and not as an element that should be deleted or adapted to social norms. Thus we inhabit the deviations enveredarmo us by the power of events emerged in the way of research, where researcher and researched are affected and build together.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2972
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