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dc.contributor.advisorROSSETTI, C. B.
dc.date.accessioned2016-08-29T14:10:02Z-
dc.date.available2016-07-11
dc.date.available2016-08-29T14:10:02Z-
dc.identifier.citationCAIADO, A. P. S., AnálisePsicogenética da Inserção dos Jogos de Regras e das Relações Cooperativas no Ambiente Escolarpor
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/2977-
dc.format.mediumtexten
dc.publisherUniversidade Federal do Espírito Santopor
dc.titleAnálisePsicogenética da Inserção dos Jogos de Regras e das Relações Cooperativas no Ambiente Escolarpor
dc.typemasterThesisen
dcterms.abstractTrata-se de um estudo sobre a inserção de jogos de regras na escola como estratégia facilitadora do desenvolvimento de relações cooperativas. De acordo com a abordagem psicogenética, o jogo de regras, ao possibilitar trocas entre iguais baseadas na reciprocidade, acaba por favorecer a cooperação. Buscou-se, então, analisar no cotidiano de duas escolas (uma reconhecidamente construtivista e a outra com métodos de ensino ditos tradicionais) as configurações dadas ao jogo de regras e suas possíveis contribuições para a evolução das trocas cooperativas das crianças. Na primeira etapa da coleta dos dados utilizou-se um roteiro de entrevista para os profissionais pedagógicos e um protocolo de observação. Tais instrumentos destinaram-se à caracterização das escolas em termos da utilização de jogos de regras. Em uma segunda etapa foi utilizado um roteiro de entrevista para a investigação de aspectos relacionados à tendência cooperativa dos alunos. Os dados foram sistematizados de forma descritiva, contando vez ou outra com categorizações e buscando compreender em seu conteúdo análises quantitativas e qualitativas. Os resultados demonstraram que a maior presença dos jogos de regras no contexto da escola construtivista foi acompanhada por um maior desempenho cooperativo de seus alunos.por
dcterms.creatorCAIADO, A. P. S.
dcterms.issued2007-06-19
dcterms.subjectogos de regraspor
dcterms.subjectCooperaçãopor
dcterms.subjectCotidiano escolarpor
dcterms.subjectEpistpor
dcterms.subjectGenétpor
dcterms.subjectpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.publisher.initialsUFESpor
dc.publisher.courseMestrado em Psicologiapor
dc.contributor.refereeHeloisa Moulin de Alencar
dc.contributor.refereeBRENELLI, R. P.
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