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Título: Aspectos percepto-motores e cognitivos do desenvolvimento de crianças com Síndrome de Down do município de Vitória/ES
Autor(es): Bonomo, Lívia Maria Marques
Orientador: Rossetti, Claudia Broetto
Palavras-chave: Síndrome de Down
Desempenho psicomotor
Desenvolvimento infantil
Data do documento: 2010
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Grande parte da literatura atualmente vigente afirma que o desenvolvimento de crianças com Síndrome de Down ocorre com atraso quando comparado com o de crianças com desenvolvimento neuropsicomotor típico. Ao mesmo tempo, estudos têm mostrado que a estimulação, seja escolar ou clínica, desempenha importante papel no processo de desenvolvimento dessas crianças ao oferecer maiores oportunidades de experiências, minimizando, possivelmente, as grandes defasagens tão associadas a essa população. A presente pesquisa buscou avaliar os aspectos percepto-motores e cognitivos do desenvolvimento de crianças com Síndrome de Down, investigando a possível interdependência entre a motricidade e a estruturação da inteligência a partir de uma abordagem Piagetiana. Participaram da pesquisa 10 crianças com a síndrome, com idade entre 6 meses e 4 anos, sendo que oito estavam matriculadas nos Centros Municipais de Educação Infantil de Vitória/ES, uma em instituição de ensino privado da mesma cidade e uma não frequentava qualquer escola. Para a coleta de dados foi utilizado um roteiro de observação do comportamento motor para descrever os padrões de locomoção, de manipulação, de estabilidade, de percepção sensorial e corporal, e as Provas Piagetianas adaptadas, para a observação e descrição da construção das noções de objeto permanente, de causalidade física, de espaço e de tempo concernentes ao estágio sensório-motor do desenvolvimento cognitivo. Também foi aplicada uma anamnese com o cuidador principal da criança para contextualizar a rotina dos sujeitos. Os itens referentes às habilidades motoras e às noções sensório-motoras foram categorizados de forma qualitativa a partir de critérios pré-estabelecidos. Os dados foram tratados utilizando-se análise estatística exploratória e descritiva. Observou-se que os principais déficits motores e as maiores defasagens cognitivas foram apresentados pelas crianças mais novas da amostra. Da mesma forma, uma maior interdependência na relação entre os diferentes itens ocorreu nessas mesmas crianças. Acredita-se que o processo de desenvolvimento dessas crianças tende a se aproximar do que é tipicamente esperado com o passar da idade, ratificando a importância das estimulações a longo prazo para as crianças com Síndrome de Down.
Most of the currently effective literature states that the development of children with Down Syndrome occurs with delay when compared with that of children with typical neuropsychomotor development. At the same time, studies have shown that stimulation, either at school or a clinic, plays an important role in the development of these children‟s process by providing more opportunities for experience, possibly minimizing the large deficits associated with this population. The present research aims to evaluate the perceptual, motor and cognitive aspects of the development of children with Down Syndrome, investigating the possible interdependence between the motor and the structure of intelligence. This research involved 10 children with Down Syndrome aged between one and five years. Eight of these children were enrolled in the Municipal Center for Child Education of Vitória/ES, one in a private educational institution in the same city and one did not attend any school. For data collection it was used a structured observation of motor behavior to describe the patterns of locomotion, manipulation, stability, sensory and body perception, besides the adapted Piagetian Clinical Method for observation and description of the construction of the concepts of permanent object, physical causality, space and time concerning the sensory-motor stage of cognitive development. It was also applied an anamnesis with the primary career of the child to contextualize the routine of the subjects. The items related to motor skills and sensorymotor concepts were categorized in a qualitative way from pre-established criteria. The data were processed using an exploratory and descriptive statistical analysis. It was observed that the major motor deficits and higher cognitive gaps were presented by younger children in the sample. In the same way, the greatest interdependence in the relation among the different items occurred in these same children. It is believed that, with the passing of years, the development process of these children tends to get closer than it is typically expected, confirming the importance of long-term stimulation for children with Down syndrome.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2999
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