Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3026
Título: Avaliação do Serviço PAEFI por Meio do Estudo da Rede Social e Afetiva de Crianças Vítimas de Abuso Sexual
Autor(es): NASCIMENTO, D. B.
Orientador: ROSA, E. M.
Palavras-chave: Rede de apoio social e afetiva
Teoria Bioecológica
Abuso
Data do documento: 20-Jun-2011
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: NASCIMENTO, D. B., Avaliação do Serviço PAEFI por Meio do Estudo da Rede Social e Afetiva de Crianças Vítimas de Abuso Sexual
Resumo: Esta pesquisa possui como objetivo avaliar o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI) enquanto participante da rede de apoio social e afetiva de crianças por ele acompanhadas. A avaliação é feita a partir da percepção de ambas, profissionais e crianças atendidas. O intuito é disponibilizar dados que ajudem a fomentar as políticas públicas e as práticas dos profissionais de Serviços voltados para este público. Participaram da pesquisa duas crianças, um menino e uma menina, com idades de 10 e 11 anos respectivamente, os seus responsáveis (os pais e as mães), uma Psicóloga e uma Assistente Social do PAEFI que os acompanharam. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, análise de prontuários, aplicação do Mapa dos Cinco Campos e observações que foram registradas em um diário de campo. As observações foram facilitadas pelo método de Inserção Ecológica e a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano foi utilizada na discussão dos dados. Como principais resultados, encontramos o Serviço como parte da rede de apoio social e afetiva na percepção da menina, enquanto o menino não o percebeu da mesma maneira. A distinção entre os resultados dependeu de como as crianças perceberam e lidaram com o ambiente e as relações estabelecidas entre as pessoas. Além disso, fatores relacionados à estrutura do Serviço têm dificultado sua atuação. Dessa forma, o estudo indicou a necessidade de mais investimentos em sua infraestrutura, desde o ambiente físico à formação dos profissionais que nele trabalham. Palavras-chave: Rede de apoio social e afetiva. Teoria Bioecológica. Abuso sexual.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3026
Aparece nas coleções:PPGP - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_3703_Nascimento. D. B..pdf994.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.