Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3034
Título: Investigação da Noção de Classificação em Crianças de Dez Anos Utilizando o Método Psicométrico e o Método Clínico
Autor(es): OGIONI, F. S.
Orientador: QUEIROZ, S. S.
Palavras-chave: Medidas de inteligência
Classificação
Processos Cognitivos
Data do documento: 23-Ago-2011
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: OGIONI, F. S., Investigação da Noção de Classificação em Crianças de Dez Anos Utilizando o Método Psicométrico e o Método Clínico
Resumo: Nesta dissertação objetivou-se estudar a noção de classificação de crianças com dez anos de idade por meio dos desempenhos apresentados em duas abordagens de investigação: o Método Clínico-piagentino e o Método Psicométrico. A prova de inclusão de classes e os Blocos Lógicos foram utilizados como instrumentos para a investigação clínica, enquanto o subteste Semelhanças configurou-se como instrumento sob o referencial Psicométrico. As respostas obtidas por meio do Método Clínico-piagentino foram analisadas de acordo com os níveis propostos por Piaget e Inhelder (1983), que se referem à noção de classificação, enquanto as respostas obtidas através do subteste foram corrigidas e pontuadas segundo os critérios de correção do material, o qual atribui as pontuações segundo as classificações das respostas enquanto erradas, concretas e abstratas. Os resultados apresentados clarificam as distinções dos métodos estudados nesta: o Psicométrico permitiu a investigação das classificações das respostas dadas pelos participantes, seguindo uma pontuação e descrição fixada pelos estudos empíricos que embasaram a elaboração do teste, em contrapartida, o Método Clínico-piagentino permitiu uma abordagem focada no processo que a criança utilizou para a construção das suas respostas. Pode-se entender que por possuírem objetivos diferentes, assim também apresentam resultados diferenciados, cada um referindo-se a solucionar os objetivos para os quais se propões. Palavras-chave: ... Construtivismo; Psicometria.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3034
Aparece nas coleções:PPGP - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_3968_DISSERTAÇÃO_FernandaSchiavon.pdf906.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.