Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3037
Título: Relação entre Aspectos Evolutivos do Jogo Simbólico e da Linguagem de Crianças com 5 Anos
Autor(es): FELDMAN, I.
Orientador: Antonio Carlos Ortega
Palavras-chave: psicologia genética
jogo simbólico
linguagem
educ
infant
Data do documento: 26-Ago-2011
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: FELDMAN, I., Relação entre Aspectos Evolutivos do Jogo Simbólico e da Linguagem de Crianças com 5 Anos
Resumo: O presente estudo teve por objetivo investigar a relação entre o jogo simbólico coletivo e o desenvolvimento da linguagem em crianças de educação infantil em uma perspectiva piagetiana. Participaram desta pesquisa quatro crianças, entre 5 e 6 anos de idade, provenientes de uma Escola de Educação Infantil do Município de Vitória. A coleta de dados foi realizada em seis encontros com o grupo, com intervalo de, aproximadamente, quinze dias entre eles. Em cada situação as crianças foram convidadas a brincar de faz-de-conta em um espaço, que simula uma casa (oficina de jogo simbólico), durante 20 minutos. Os encontros foram filmados em áudio e vídeo e, posteriormente, transcritos e analisados com base nas classificações de Piaget (1990), para o jogo simbólico e para a linguagem (1973). A análise e interpretação dos dados receberam um tratamento qualitativo. A pesquisa procurou analisar o processo evolutivo de cada criança no jogo simbólico e na linguagem e a possível relação entre os dois. Os resultados obtidos nos permitiram verificar que houve uma estrita relação entre os aspectos evolutivos do jogo simbólico e da linguagem em todos os participantes, sendo que houve predominância de ações próprias da Fase II do jogo simbólico e de falas do Estágio II de conversação. A partir desses resultados, observamos que a oportunidade de se envolver no jogo simbólico coletivo, em um espaço que estimule a representação, pode desenvolver nas crianças a linguagem socializada. Assim sendo, este trabalho contribui para demonstrar a importância da preservação do espaço lúdico e simbólico nas escolas de educação infantil.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3037
Aparece nas coleções:PPGP - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_3971_.pdf1.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.