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http://repositorio.ufes.br/handle/10/3037
Título: | Relação entre aspectos evolutivos do jogo simbólico e da linguagem: um estudo com crianças de cinco anos |
Autor(es): | Feldman, Iara |
Orientador: | Ortega, Antonio Carlos |
Palavras-chave: | Psicologia genética Jogo simbólico Linguagem Educação infantil |
Data do documento: | 26-Ago-2011 |
Editor: | Universidade Federal do Espírito Santo |
Resumo: | O presente estudo teve por objetivo investigar a relação entre o jogo simbólico coletivo e o desenvolvimento da linguagem em crianças de educação infantil em uma perspectiva piagetiana. Participaram desta pesquisa quatro crianças, entre 5 e 6 anos de idade, provenientes de uma Escola de Educação Infantil do Município de Vitória. A coleta de dados foi realizada em seis encontros com o grupo, com intervalo de, aproximadamente, quinze dias entre eles. Em cada situação as crianças foram convidadas a brincar de faz-de-conta em um espaço, que simula uma casa (oficina de jogo simbólico), durante 20 minutos. Os encontros foram filmados em áudio e vídeo e, posteriormente, transcritos e analisados com base nas classificações de Piaget (1990), para o jogo simbólico e para a linguagem (1973). A análise e interpretação dos dados receberam um tratamento qualitativo. A pesquisa procurou analisar o processo evolutivo de cada criança no jogo simbólico e na linguagem e a possível relação entre os dois. Os resultados obtidos nos permitiram verificar que houve uma estrita relação entre os aspectos evolutivos do jogo simbólico e da linguagem em todos os participantes, sendo que houve predominância de ações próprias da Fase II do jogo simbólico e de falas do Estágio II de conversação. A partir desses resultados, observamos que a oportunidade de se envolver no jogo simbólico coletivo, em um espaço que estimule a representação, pode desenvolver nas crianças a linguagem socializada. Assim sendo, este trabalho contribui para demonstrar a importância da preservação do espaço lúdico e simbólico nas escolas de educação infantil. |
URI: | http://repositorio.ufes.br/handle/10/3037 |
Aparece nas coleções: | PPGP - Dissertações de mestrado |
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