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dc.contributor.advisorRodrigues, Maria Margarida Pereira-
dc.date.accessioned2016-08-29T14:10:17Z-
dc.date.available2016-07-11-
dc.date.available2016-08-29T14:10:17Z-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/3041-
dc.format.mediumtexten
dc.publisherUniversidade Federal do Espírito Santopor
dc.typemasterThesisen
dc.subject.udc159.9-
dc.subject.br-rjbnCrianças - Desenvolvimentopor
dc.subject.br-rjbnInteração social em criançaspor
dc.subject.br-rjbnSexo - Diferençaspor
dcterms.abstractA segregação sexual é um fenômeno comumente observado na interação entre as crianças em diferentes culturas e grupos sociais. A escolha por parceiros de mesmo sexo inicia-se antes dos três anos de idade, aumentando com o passar do tempo e mantendo-se notavelmente entre os seis e os onze anos. O presente trabalho estudou a segregação sexual sob uma perspectiva etológica buscando compreender o papel das variáveis situacionais na regulação deste comportamento durante as interações lúdicas. Registrou-se, em vídeo, o comportamento de um grupo de aproximadamente 12 crianças com idades entre oito e nove anos, participantes do movimento bandeirante de Colatina/ES. Frente à possibilidade de variação no número de crianças durante a coleta de dados, o foco de análise incidiu sobre os comportamentos expressos nos diferentes contextos. Os resultados demonstraram que os meninos detêm um padrão de comportamento mais agitado que o das meninas, sendo que essas mostraram-se mais calmas no contato entre elas e mais agitadas em dadas interações com os meninos. A despeito das diferenças, observou-se que muitos foram os contextos nos quais a aproximação entre meninos e meninas, assim como a manutenção das interações não-agonísticas entre ambos, evidenciaram-se. Variáveis situacionais são discutidas na análise das diferentes categorias comportamentais, ressaltando-se a importância dos estilos de brincadeira na determinação da segregação sexual.por
dcterms.creatorSouza, Fabrício de-
dcterms.issued2000-11-24-
dcterms.languageportuguês-
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.publisher.initialsUFESpor
dc.subject.cnpqPsicologia-
dc.publisher.courseMestrado em Psicologiapor
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