Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3062
Título: Noções de escala musical e de seriação operatória em crianças com e sem experiência musical prévia
Autor(es): Rampinelli, Mariella Dalvi
Orientador: Rossetti, Claudia Broetto
Data do documento: 29-Jun-2012
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: RAMPINELLI, Mariella Dalvi. Noções de escala musical e de seriação operatória em crianças com e sem experiência musical prévia. 2012. 124 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Humanas e Naturais, Vitória, 2012.
Resumo: A presente pesquisa buscou investigar a psicogênese da noção de escala musical durante o período das operações concretas e suas possíveis relações com a noção de seriação operatória. Além disso, objetivou-se identificar a possível influência da experiência musical prévia na construção da noção de escala musical. Participaram da pesquisa 18 crianças de uma escola particular do município de Vitória-ES, sendo seis com idades de sete anos, seis com idades de nove anos, e seis com idades de 11 anos. Para a coleta de dados, foram utilizados um questionário inicial sobre a experiência musical prévia de cada participante; a prova clássica para a verificação da noção de seriação operatória; uma prova adaptada para a verificação da noção de seriação auditiva e uma entrevista semiestruturada com o objetivo de detalhar os dados sobre a experiência musical prévia dos participantes. A coleta de dados se apoiou teoricamente no Método Clínico Piagetiano de investigação. Os resultados desta pesquisa apontaram que a experiência musical prévia é um dos fatores que influencia na aquisição da noção de seriação auditiva. Além disso, foi possível constatar que a noção de seriação pode ser importante para construir a noção de seriação auditiva, levando-se em consideração que ela está presente, de maneiras diferentes, em todos os participantes. Dessa maneira, espera-se que este trabalho venha a contribuir para a área da educação musical ao demonstrar a importância da dimensão da experiência entre sujeito e objeto a partir da epistemologia genética de Piaget, notadamente no que diz respeito à música.
The present study aimed at investigating the psychogenesis of the notion of musical scale during the concrete operational stage and its possible relationshipwith thenotion of the operational seriation. The research also intended to identify the possible influence of previous musical experience in the construction of the notion of musical scale.18 childrenfrom a private school in Vitória-ESwere subjects of the research: six children were seven years old, other sixwere nine years oldand six were eleven years old.A questionary on the previous musical experience of each participant was used firstlywith the purpose of data collection. After that, it was used the classical Piaget trial to checkthe notion of operational seriation and an adapted test to verify the notion of auditive seriation. Finally, the researcher made a semistructured interview which aimed at detailingthe dataabout the previous musical experience of the participants. The theoreticalbasis for the data collection was the Piaget Clinical Investigation Method.The results of the research showed that the previous musical experience is one of the factors that may influence the acquisition the notion of auditive seriation. Beyond that, it was possible to find outthat the seriation notion can be important for the auditive seriation build up, taking for granted that it ispresent, in different ways, in all participants. In this way, it is expected that this work might contribute to the musical education area when demonstrating the importance of the experience between the subject and the objectfrom the point of view of Piaget’s genetics epistemology, mainly in what refers to music.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3062
Aparece nas coleções:PPGP - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_4849_.pdf1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.