Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3062
Título: Noções de Escala Musical e de Seriação Operatória em Crianças Com e Sem Experiência Musical Prévia
Autor(es): RAMPINELLI, M. D.
Orientador: ROSSETTI, C. B.
Palavras-chave: Epistemologia genética
Experiência musical
Método Clínico
Data do documento: 29-Jun-2012
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: RAMPINELLI, M. D., Noções de Escala Musical e de Seriação Operatória em Crianças Com e Sem Experiência Musical Prévia
Resumo: A presente pesquisa buscou investigar a psicogênese da noção de escala musical durante o período das operações concretas e suas possíveis relações com a noção de seriação operatória. Além disso, objetivou-se identificar a possível influência da experiência musical prévia na construção da noção de escala musical. Participaram da pesquisa 18 crianças de uma escola particular do município de Vitória-ES, sendo seis com idades de sete anos, seis com idades de nove anos, e seis com idades de 11 anos. Para a coleta de dados, foram utilizados um questionário inicial sobre a experiência musical prévia de cada participante; a prova clássica para a verificação da noção de seriação operatória; uma prova adaptada para a verificação da noção de seriação auditiva e uma entrevista semiestruturada com o objetivo de detalhar os dados sobre a experiência musical prévia dos participantes. A coleta de dados se apoiou teoricamente no Método Clínico Piagetiano de investigação. Os resultados desta pesquisa apontaram que a experiência musical prévia é um dos fatores que influencia na aquisição da noção de seriação auditiva. Além disso, foi possível constatar que a noção de seriação pode ser importante para construir a noção de seriação auditiva, levando-se em consideração que ela está presente, de maneiras diferentes, em todos os participantes. Dessa maneira, espera-se que este trabalho venha a contribuir para a área da educação musical ao demonstrar a importância da dimensão da experiência entre sujeito e objeto a partir da epistemologia genética de Piaget, notadamente no que diz respeito à música.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3062
Aparece nas coleções:PPGP - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_4849_.pdf1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.