Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3077
Título: Relacionamento Interpessoal e Mídia: As Relações de Amizade entre as Personagens do Programa Castelo Rá-tim-bum
Autor(es): MOURA, L. T.
Orientador: GARCIA, A.
Data do documento: 10-Dez-2007
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: MOURA, L. T., Relacionamento Interpessoal e Mídia: As Relações de Amizade entre as Personagens do Programa Castelo Rá-tim-bum
Resumo: Este trabalho investigou os relacionamentos de amizade entre crianças de um programa infantil de ficção, veiculado através de uma emissora educativa. O programa investigado Castelo Rá-tim-bum é reconhecido pelo público e pela crítica como um dos mais bem sucedidos produtos culturais desenvolvidos pela televisão brasileira. Através de uma pesquisa documental foram analisados 20 dos 90 episódios quem compõe a série, e a escolha foi aleatória. Os relacionamentos entre as personagens infantis centrais do programa foram analisados a partir de 11 dimensões psicossociais: rede de amigos, similaridade, comunicação, cooperação, apoio, companheirismo, intimidade, aspectos afetivos, conflito, agressividade e competição. Os dados obtidos foram comparados com os dados de investigações de pesquisadores que se dedicam ao estudo da amizade envolvendo crianças do mundo real, de modo a medir proximidades e distanciamentos entre realidade e ficção. De modo geral, percebeu-se que as amizades retratadas no programa em muito se assemelham às amizades reais, existindo, no entanto, algum nível de idealização desses relacionamentos.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3077
Aparece nas coleções:PPGP - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_532_.pdf629.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.