Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3080
Título: Aspectos cognitivos e metodológicos na utilização do jogo xeque-mate soccer
Autor(es): Souza, Herycksara Santos de
Orientador: Queiroz, Sávio Silveira de
Palavras-chave: Psicologia Genética
Epistemologia Genética
Jogos de Regras
Data do documento: 15-Mar-2013
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Uma possível explicação para o grande número de trabalhos sobre jogos de regras em psicologia do desenvolvimento é a diversidade de seu uso. É possível usar esse instrumento no âmbito da avaliação ou intervenção, fornecendo características das dimensões cognitiva e afetiva do sujeito. Este trabalho tem como proposta a criação de um jogo que combina habilidades do futebol e xadrez, o Xeque-Mate Soccer. O objetivo foi verificar a funcionalidade desse instrumento com participantes adolescentes. Participaram do trabalho quatro adolescentes com 16 e 17 anos de idade, sendo dois do sexo masculino e dois do feminino. A coleta de dados ocorreu em dois momentos, sendo um campeonato e outro encontro para entrevista e resolução de situações-problema. Procedeu-se à análise seguindo os critérios da psicologia genética e da epistemologia genética, tendo como base a teoria de Jean Piaget. Os resultados apontam que o jogo Xeque-Mate Soccer é um instrumento eficaz de acordo com o proposto nos objetivos deste trabalho, tendo em vista que foi possível realizar análise do desempenho dos participantes por meio das partidas utilizando como parâmetro os níveis de heurística elaborados para isto. Portanto, o instrumento, jogo de regras Xeque-Mate Soccer, foi considerado instrumento de trabalho eficiente, pois é capaz de proporcionar análises sobre elementos da cognição de uma maneira lúdica.
The explanation for the large number of papers on game rules in developmental psychology is the diversity of its use. It is possible to use this tool in the context of assessment or intervention, providing characteristics of the subject's cognitive and affective dimensions. This paper proposes the creation of a game that mixes soccer and chess skills, the Checkmate Soccer. Its objective was to verify the functionality of the tool with adolescent participants. Four teenagers average age of 16 years, male and female, participated in the study. Data collection occurred in two phases, one was a championship and another was the meeting to interview and solve the problem situations. Analysis were then performed following the criteria of genetic psychology and genetic epistemology, based on the theory of Jean Piaget. The results indicate that the Checkmate Soccer game is an effective instrument considering the objectives proposed in this work, and given that it was possible to analyze the performance of the participants through the matches, using the heuristic parameter levels developed for this. Therefore, the instrument Checkmate Soccer game of rules, was considered an efficient working tool, because it is able to provide analyzes of cognitive elements in a playful way.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3080
Aparece nas coleções:PPGP - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_5388_Aspectos cognitivos e metodológicos na utilização do jogo Xeque-Mate Soccer.pdf1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.