Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3084
Título: Concepções sobre Altas Habilidades/Superdotação e Prática Docente
Autor(es): BAHIENSE, T. R. S.
Orientador: ROSSETTI, C. B.
Palavras-chave: Altas Habilidades
Superdotação
Método Clínico
Professores
Data do documento: 11-Abr-2013
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: BAHIENSE, T. R. S., Concepções sobre Altas Habilidades/Superdotação e Prática Docente
Resumo: A presente pesquisa objetivou explorar as concepções de professores do Ensino Fundamental da rede pública de Vitória - ES sobre altas habilidades/superdotação (AH/SD). Participaram dessa pesquisa 20 professores, docentes de português ou matemática para alunos do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano. Para a coleta de dados, foi utilizado um roteiro de entrevista contendo perguntas sobre a conceituação de AH/SD para os professores e sobre sua formação e prática profissional, e quatro histórias sobre mitos relativos às AH/SD. A coleta de dados se apoiou teoricamente no Método Clínico Piagetiano. Os resultados desta pesquisa apontaram que, de forma geral, há uma queixa por parte dos docentes quanto à sua preparação para lidar com alunos com AH/SD. Os dados ainda evidenciaram que grande parte dos educadores acredita que a habilidade/talento deve existir em algum grau no indivíduo, mas que o meio é importante para o desenvolvimento do potencial dessa pessoa. Também mostraram que, em sua maioria, os docentes defendem que esses alunos necessitam ter um atendimento especial e que a pessoa com AH/SD não precisa dominar todas as matérias do currículo escolar. Por fim, revelaram que os professores têm grande preocupação com a socialização do discente que possui AH/SD. Dessa maneira, espera-se que este trabalho venha a contribuir para o avanço da discussão acerca da temática das AH/SD, ainda escassa hoje em dia, oferecendo subsídios teóricos e metodológicos para embasar o trabalho docente na área.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3084
Aparece nas coleções:PPGP - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_5627_Taisa R. S. B. - Dissertacao de mestrado.pdf1.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.