Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3089
Título: Mudanças Percebidas na Relações Familiares e de Amizade Por Mulheres de Meia-Idade Cursando a Universidade
Autor(es): LEONEL, S. B.
Orientador: GARCIA, A.
Palavras-chave: mulher na meia-idade
relacionamento interpessoal
relações
Data do documento: 25-Mar-2013
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: LEONEL, S. B., Mudanças Percebidas na Relações Familiares e de Amizade Por Mulheres de Meia-Idade Cursando a Universidade
Resumo: Diante do número expressivo de mulheres com idade acima de 40 anos, correspondendo a 35% do total da população feminina do país, observa-se um crescente interesse de mulheres nessa faixa etária em ingressar em uma universidade em busca de novos espaços e novos conhecimentos. Dessa forma, com base na obra de Hinde acerca dos relacionamentos interpessoais, essa pesquisa teve como objetivo investigar as mudanças percebidas em suas relações familiares e de amizade, por mulheres de meia idade, casadas e com filhos, após a sua inserção em uma graduação da Universidade Federal do Espírito Santo. Foram averiguadas as mudanças percebidas no relacionamento com os familiares (cônjuge e filhos), mudanças percebidas no relacionamento com amigos antigos e o estabelecimento de novas amizades, a partir da sua entrada na universidade. Foram entrevistadas oito mulheres, graduandas da UFES, com idade entre 40 e 60 anos. Os dados foram obtidos através de entrevista semiestruturada e analisados qualitativamente. Os resultados obtidos foram divididos em categorias enfatizando as expectativas e desafios no retorno aos estudos, a influência da vida acadêmica na prática cotidiana, nas relações familiares e nas relações de amizade, os planos futuros da mãe/esposa na visão dos familiares, o significado da vida acadêmica para a mulher ma meia-idade. Constatou-se que a entrada na universidade foi permeada por conflitos, preconceitos, acúmulo de funções e estresse se contrapondo à realização pessoal, crescimento intelectual, novas construções de amizade e ressignificação da vida. Palavras chave: mulher na meia-idade; relacionamento interpessoal; relações familiares; amizade; universidade.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3089
Aparece nas coleções:PPGP - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_5641_Dissertação Rel Interp de Mulheres na Universidade.pdf567.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.