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Título: Efeitos do uso de mídias eletrônicas e não eletrônicas na atenção de meninos do ensino fundamental
Autor(es): Barino, Giovanna de Almeida
Orientador: Rossetti, Claudia Broetto
Palavras-chave: Atenção
Jogos eletrônicos
Redes sociais
Desenho animado
Attention
Electronic games
Social network
Cartoons
Comic books
Childhood
Data do documento: 30-Jun-2014
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Com o desenvolvimento das economias mundiais e a consequente melhoria das infraestruturas tecnológicas, juntamente com políticas nacionais de apoio e democratização do acesso à internet e a crescente alfabetização digital da população, percebemos hoje uma grande expansão das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em todo o mundo. Entre os usuários das TIC, as crianças estão à frente da revolução tecnológica dos dias atuais. A comunidade científica ainda se divide nas opiniões sobre os efeitos das TIC no desenvolvimento cognitivo, e os estudos sobre o desenvolvimento da cognição a partir das TIC ainda precisam ser expandidos, sobretudo no Brasil, que detém uma pequena parcela dos estudos mundiais sobre o tema. Em função disso, a presente pesquisa objetivou verificar a existência de mudanças na capacidade de 60 meninos, de 11 e 12 anos, em sustentar a atenção antes e após o uso de três mídias eletrônicas: jogo casual online, rede social e desenho animado de ritmo rápido; e uma mídia não eletrônica: revistas em quadrinhos; por meio do desempenho no teste psicométrico d2 e seu reteste. Os dados foram analisados quantitativamente de acordo com as normas prescritas para estudantes da faixa etária pesquisada. Os resultados indicam que ocorre queda de desempenho em tarefas que requerem atenção concentrada após o uso das três mídias eletrônicas pesquisadas e das histórias em quadrinhos. Entretanto, os resultados que apresentaram relevância estatística no Teste T para amostras emparelhadas foram os dos grupos de história em quadrinhos [t(14)=4,08; p≤0,001], jogo online [t(14)=3,67; p<0,005] e da rede social Facebook® [t(14)=4,17; p≤0,001]. Com esta pesquisa esperamos contribuir para o avanço na literatura nacional acerca dessa temática ainda escassa atualmente e oferecer subsídios teóricos para embasar futuros trabalhos e pesquisas na área.
The development of world-wide economies and the subsequent improvement of technological infrastructures, coupled with national policies of support and popularization of internet access, and the growing digital literacy of the population, allow us to realize how enormous the expansion of the Communication and Information Technologies (CIT) have been all over the world. Among users of CIT, the children are heading the technological revolution of current times. The scientific community still debates on the effects of the CIT in cognitive development, and the studies which relate cognition and CIT still await expansion, especially in Brazil, which accounts for a small part of the existing studies concerning the field. Due to this fact, the current study aimed to verify the existence of changes in the ability, of 60 boys from 11 to 12 years old, to maintain attention before and after the use of three digital medias: online casual game, social network and fast-paced cartoons, and one non-digital media, comic books, through their performance in the psychometric test d2 and its retest. The data collected were analyzed quantitatively according to the standards stablished for school children of the age range studied. The results indicate there is a performance drop in tasks which require selective attention after the use of the three digital medias researched and of comic books. Despite that, the results which presented statistical relevance on the T Test for paired samples are the ones for the groups: comic books [t(14)=4,08; p≤0,001], online casual game [t(14)=3,67; p<0,005] and social network Facebook® [t(14)=4,17; p≤0,001]. Through this research we hope to contribute to the improvement of the national literature on the topic, which is currently still scarce, and furthermore to offer theoretical basis for the execution of future research in the field.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3096
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