Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3103
Título: Comportamento de presentear e estratégias reprodutivas
Título(s) alternativo(s): Gift Giving and Reproductive Strategies
Autor(es): Souza, Diego Fernandes
Orientador: Tokumaru, Rosana Suemi
Palavras-chave: comportamento de corte
psicologia evolucionista
seleção sexual
Data do documento: 20-Out-2014
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Presentear é um comportamento universal, ocorrendo entre amigos, familiares, parceiros românticos e até mesmo entre desconhecidos. Dentre as diversas situações, optou-se por investigar o comportamento de presentear no contexto de parceria romântica. A maioria dos estudos com base evolucionista tem relacionado o presentear com a fase de cortejo, dada a comparação com outros animais que também apresentam o comportamento de presentear. Entretanto, a literatura fornece dados para embasar a hipótese de que tal comportamento receberia maior investimento quando utilizado para a manutenção do relacionamento e em parcerias de longo-prazo. O artigo 1 investigou qual situação (busca x retenção) e tipo de parceria (curto x longo-prazo) recebe mais investimento, bem como semelhanças e diferenças entre os sexos. Além disso, investigou-se a influência da imprevisibilidade familiar na infância no uso das estratégias reprodutivas e destas no comportamento de presentear. O artigo 2, por sua vez, investigou semelhanças e diferenças entre homens e mulheres nas motivações para presentear parceiros românticos e de como estas podem ser influenciadas pelas estratégias reprodutivas. Os resultados, de forma geral, indicam que o comportamento de presentear pode ter sido selecionado como forma de manter o relacionamento romântico. Além disso, o estudo apresentou um instrumento que contempla uma nova perspectiva relacionada a motivação para presentear parceiros românticos, ampliando o número de instrumentos com base evolucionista e também as possibilidades de se identificar relações entre os construtos apresentados e os já existentes e consolidados na área.
Gift giving is a universal behavior, occurring between friends, family, romantic partners and even between strangers. Among several situations, we chose to investigate gift giving in the context of romantic partnership. Most evolutionary studies have related gift giving with the courting phase, given the comparison with other animals that also exhibit the gift giving behavior. However, the literature provides data to support the hypothesis that such behavior would receive greater investment when used for maintaining relationships and partnerships for long-term. The first paper investigated what situation (search vs retention) and type of partnership (short vs long-term) receives more investment as well as similarities and differences between the sexes. Furthermore, we investigated the influence of family unpredictability in childhood in the use of reproductive strategies and their influence on gift giving. The second paper, in turn, investigated similarities and differences between men and women in motivations for gift giving romantic partners and how these can be influenced by reproductive strategies partners. The results, in general, indicate that gift giving might have been selected in order to maintain the romantic relationship. In addition, the study showed an instrument that contemplates a new perspective related to motivation for gifting romantic partners, expanding the number of instruments with evolutionary basis and also the possibilities to identify relationships between the constructs presented here and others consolidated in the area.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3103
Aparece nas coleções:PPGP - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_6504_Dissertação.REV.05.CAPA.DURA.pdf1.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.