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Título: Um estudo sobre o desenvolvimento moral em crianças e adolescentes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
Título(s) alternativo(s): Um estudo sobre o desenvolvimento moral em crianças e adolescentes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)-UFES
Autor(es): Marques, Bruna Cipriano
Orientador: Queiroz, Sávio Silveira de
Coorientador: Ferreira, Jane Tagarro Corrêa
Data do documento: 25-Jun-2015
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Investigamos, a partir da perspectiva de Jean Piaget, aspectos do desenvolvimento moral de crianças e adolescentes com Transtorno de déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). De acordo com Piaget toda moral consiste em um sistema de regras, e a essência de toda moralidade deve ser procurada no respeito que o indivíduo adquire por estas regras, sendo, portanto, a constituição das regras de suma importância para o entendimento do desenvolvimento moral na criança. Participaram da pesquisa 20 sujeitos do sexo masculino, dos quais 10 com idade de 10 anos e 10 com 15 anos, todos com diagnóstico de TDAH e sob tratamento no ambulatório de Pediatria do HUCAMUFES (Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes). O desenvolvimento moral foi investigado por meio do IANDM (Instrumento de Avaliação do Nível do Desenvolvimento Moral). A análise dos dados foi prioritariamente qualitativa e, sobre ela, elaboramos categorias por meio dos quais foram estabelecidos: Nível de Resposta ao Item (NRI) e o Nível Geral de Desenvolvimento Moral (NGDM). Os principais resultados obtidos permitiram verificar que as crianças de 10 anos apresentaram níveis inferiores tanto do NRI como do NGDM em relação aos adolescentes de 15 anos, porém ambos os públicos apresentaram defasagem quanto ao desenvolvimento moral em comparação com a teoria piagetiana. Concluímos que tanto as crianças como os adolescentes construíram um sistema incompleto sob regras prescritas, regras estas que se mantêm exteriores à consciência e não possibilitam a verdadeira transformação do seu julgamento.
It has been investigated from the perspective of Jean Piaget, aspects of moral development of children and adolescents with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). According to Piaget all morality consists of a system of rules, and the essence of all morality is found in the respect that the individual acquires for these rules, it’s, therefore, of utmost importance the establishment of rules for understanding the moral development in child. Participated in the research 20 male subjects, including 10 aged 10 years and 10 with 15, all diagnosed with ADHD and under treatment at the pediatric clinic of the UHCAM-UFES (University Hospital Cassiano Antônio Moraes). Moral development was investigated through MDLAI (Moral Development Level Assessment Instrument). Data analysis was primarily qualitative and, on it, was prepared categories by which were established: Response level to Item (RLI) and the General Levels of Moral Development (GLMD). The main results obtained permitted to confirm that children with 10 years had lower levels of both the RLI as the GLMD compared to teenagers of 15 years, but both publics had discrepancy in moral development compared with Piaget's theory. We conclude that both children and teens built an incomplete system under prescribed rules, these rules that remain outside the consciousness and do not allow a real transformation of his trial.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3113
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