Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3147
Título: Processamento de leitura em língua estrangeira :aquisição e transferência de estratégias de aprendizagem
Autor(es): Seba, Rosângela Guimarães
Orientador: Queiroz, Sávio Silveira de
Palavras-chave: leitura
tomada de consciência
aprendizagem de língua estrangeira
Data do documento: 11-Dez-2012
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: A presente tese objetivou investigar o processamento de leitura em língua estrangeira, considerando-se a aquisição e transferência de estratégias de aprendizagem no contexto de Inglês para Fins Acadêmicos. Fundamentada na Epistemologia Genética de Piaget (1978, 1976), no conceito de transferência de Haskell (2001) e nas estratégias de aprendizagem segundo Oxford (1990), a pesquisa, de natureza qualitativa, exploratória, caracterizou-se como um estudo de caso (YIN, 2003) realizado na Universidade Federal do Espírito Santo, envolvendo cinco participantes voluntários. Os dados foram coletados por meio de questionários/inventários, atividades escritas de compreensão textual em inglês, justificativas (para o uso ou não de certas estratégias), relatórios finais e notas de campo, e foram triangulados e analisados interpretativamente. Os resultados alcançados sugeriram que a aquisição e a transferência de certas estratégias foram efetivas, influenciando positivamente o processo de compreensão textual dos participantes. O estudo pretende contribuir para uma maior compreensão do processo de leitura em inglês, além de indicar novas direções para as pesquisas sobre as complexidades dos processos mentais ativados durante a aquisição, uso e transferência das estratégias de aprendizagem de inglês como língua estrangeira.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3147
Aparece nas coleções:PPGP - Teses de doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_4064_Texto Completo - tese.pdf1.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.