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dc.contributor.advisorTrefzger, Fabiola Simão Padilha-
dc.date.accessioned2016-08-29T14:11:05Z-
dc.date.available2016-07-11-
dc.date.available2016-08-29T14:11:05Z-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/3186-
dc.publisherUniversidade Federal do Espírito Santopor
dc.subjectMartin Heidegger e poesia modernapor
dc.subjectPoesia moderna de língua portuguesapor
dc.subjectCarlos Drummond de Andrade. A máquina do mundopor
dc.subjectÁlvaro de Campos. A passagem das horaspor
dc.subjectLiterature and philosophyeng
dc.subjectMartin Heidegger and modern poetryeng
dc.subjectModern poetry in portugueseeng
dc.titleAs coisas que são uma só no plural dos nomes : poiesis e episteme no diálogo poético de Carlos Drummond de Andrade e Álvaro de Campospor
dc.typedoctoralThesiseng
dc.subject.udc82-
dc.subject.br-rjbnAndrade, Carlos Drummond de, 1902-1987 - Crítica e interpretaçãopor
dc.subject.br-rjbnPessoa, Fernando, 1888-1935 - Crítica e interpretaçãopor
dc.subject.br-rjbnPoesiapor
dc.subject.br-rjbnLiteratura e filosofiapor
dcterms.abstractNeste estudo, verificamos como nos poemas “A máquina do mundo”, de Carlos Drummond de Andrade, e “A passagem das horas”, de Álvaro de Campos, heterônimo de Fernando Pessoa, o eu poético de cada texto encaminha aquele que se reconhece nestes poemas a entrar em contato com aquilo que Heidegger (1979) chama de “esfera de poder da poesia”, lugar onde operam as forças criativas da poiesis, capaz de re-fundar o ser. Além disso, analisamos quais são os questionamentos e as conceituações desenvolvidos por cada um deles no que diz respeito a ser, linguagem, poema, poeta, poesia e fazer poético, aproximando-nos, desta forma, dos conceitos oriundos da Filosofia e da Psicanálise – em especial os escritos de Martin Heidegger, Sigmund Freud e Jacques Lacan –, e da Teoria Literária e dos estudos de Poética, em especial os textos de Luiz Costa Lima, Jean-Pierre Vernant e Marcel Detienne.por
dcterms.abstractIn this study, we verify how in the poems from “A máquina do mundo”, by Carlos Drummond de Andrade, and “A passagem das horas”, by Álvaro de Campos, Fernando Pessoa’s heteronym, the poetic self of each text directs that who recognizes one self in those poems in the sense of getting in touch with what Heidegger calls the “poetry power sphere”, place where poiesis creative forces operate in order to being restoring. Moreover, we will analyze which questionings and conceptualizations are developed by each poet about being, language, poem, poet, poetry and poetic process, putting us closer to the concepts brought forth from Philosophy and Psychoanalysis – especially the writings by Martin Heidegger, Sigmund Freud and Jacques Lacan –, and the Literary Theory and the Poetic studies, especially the writings by Luiz Costa Lima, Jean-Pierre Vernant and Marcel Detienne.eng
dcterms.creatorCorrêa, Danilo Barcelos-
dcterms.formatTexteng
dcterms.issued2015-07-17-
dcterms.languageporpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.publisher.initialsUFESpor
dc.subject.cnpqLetraspor
dc.publisher.courseDoutorado em Letraspor
dc.contributor.refereeBorges, Alexander Jeferson Nassau-
dc.contributor.refereeRocha, Karina Bersan-
dc.contributor.refereeMachado, Lino-
dc.contributor.refereeSodré, Paulo Roberto-
dc.contributor.advisor-coMoraes, Alexandre Jairo Marinho-
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