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Título: Exus, cus e ecos : a poética erótico-sagrada de Waldo Motta
Autor(es): Berçaco, Ériton Bernardes
Orientador: Soares, Luis Eustáquio
Data do documento: 26-Set-2008
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Estudo da obra poética de Waldo Motta, mormente Bundo e outros poemas, a partir da perspectiva do conceito de erótico cunhado em Platão (Um Banquete), Georges Bataille (OEstudo da obra poética de Waldo Motta, mormente Bundo e outros poemas, a partir da perspectiva do conceito de erótico cunhado em Platão (Um Banquete), Georges Bataille (O Erotismo), Octavio Paz (A dupla chama: amor e erotismo), e à luz da concepção de sagrado cunhada por Mircea Eliade e Bataille. A partir de tais referências, investigam-se diálogos polifônicos (Bakhtin) que possibilitem a constatação de uma poética que se inscreve como mimese de mundos desautorizados numa literatura tida como ocidental. Busca-se perceber os efeitos de uma poesia que reitera certas relações analógicas de uma tradição literária, mas que lança mão da ironia (Octavio Paz) como recurso anticanônico, num jogo que reflete e que contesta expectativas de uma poesia erótica “convencional”. Por fim, analisa-se a relação entre tais formas literárias do erótico e o contexto teológico/filosófico que as envolve.
Estudio de la obra poética de Waldo Motta, especialmente Bundo e outros poemas, a partir de la perspectiva del concepto erótico inspirado en Platón (Um Banquete), Georges Bataille (O Erotismo), Octavio Paz (A dupla chama: amor e erotismo), y a la luz de la concepción de sagrado motivada por Mircea Eliade y Bataille. A partir de tales referencias, se investigan diálogos polifónicos (Bakhtin) que posibiliten la constatación de una poética que se inscribe como mímese de mundos desautorizados en una literatura considerada occidental. Se busca percibir los efectos de una poesía que reitera ciertas relaciones analógicas de una tradición literaria, no obstante, que utiliza la ironía (Octavio Paz) como recurso anticanónico, en un juego que refleja y contesta expectativas de una poesía erótica “convencional”. Por fin, se analiza la relación entre tales formas literarias del erótico y el contexto teológico/filosófico que las rodea.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3201
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