Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3211
Título: Con-fusões patéticas na composição dramática do Qorpo
Autor(es): Bandeira, Célia Patrícia Sampaio
Orientador: Pessoa, Fernando Mendes
Data do documento: 28-Mai-2009
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Metendo-nos no caminho circular da composição dramática de Qorpo-Santo, tentamos em seu teatro sobrever por entre três portas a entrada do coro de personagens cujos pés saltitantes bailam na trinca de peças: As relações naturais, Certa entidade em busca de outra e Eu sou a vida, eu não sou a morte. Empenhando-nos em seguir nos saltos deste coro — que aqui aludimos ao ditirâmbico, em honra de Dionísio — o lugar de dança, o lugar de onde se eleva o altar, o lugar do sagrado por excelência através dos espaços circulares abertos para cima e para baixo. A gesta qorpo-santense perfaz propriamente um “andar com, tendo consigo e trazendo em cima do corpo” o vigor do extasiado composto na fusão conjunta, no confundir de posições na conjunção e disjunção de homem e obra que por esta experiencia sua própria existência poeticamente, obra de Qorpo arrebatado em phatos e que por ele atinge o território do elevado mais profundo; balindo no baile, o Qorpo performa a dança para aquém e para além da palavra. Nos saltos do diálogo diabólico irrompem sombras-personagens em visceralidade abismada que, no jogo do fogo entoam arroubos patéticos e líricos derramamentos colhidos de Céu e Terra, abrindo um (não)lugar e um (não)tempo propício ao drama faustoso que ao explodir os contornos do corpo, liquida-o para recompô-lo em dança ritmada pela poeticidade e musicalidade do tempo diabológico do drama que afirma a vida pela arcaica força mítica do sagrado primordial em exercício sacrossanto. Harmonizados, os corpos se con-fundem em visão tragicômica, gozando no gargarejo final das palmas ao exorbitante espetáculo dramático.
Following a circle path imposed by Qorpo-Santo dramatics compositions, we try to overlook his plays: As relações naturais, Certa entidade em busca de outra e Eu sou a vida, eu não sou a morte through three doors that give entry to the chorus composed by caracters whose skipping feets dance along theses dramas. We chase into those jumps of the chorus — which we consider similar to the Dionysius’ honor chorus — the place of dancing, from where the altar raises, the sacred place by excelence through circling spaces wide opened either down and high. Looking forward qorpo-santenses dramas we persue the ecstatic experience that conjoins man and art, which alows to him experience poeticaly his own existence.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3211
Aparece nas coleções:PPGL - Teses de doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_3351_CÉLIA PATRÍCIA SAMPAIO BANDEIRA.PDF609 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.